Quando se fala em refrigerante, iogurte ou cerveja, qual a marca mais
lembrada? Quando se fala em hotel, restaurante, escola de idiomas, rede
varejista, qual o local mais lembrado por você? Neste momento, qual é a marca
de automóvel que você está lembrando? O primeiro fator de impacto de uma marca
forte é a possibilidade da empresa obter maior rentabilidade. Para inúmeras
organizações, a marca equivale (e em alguns casos excede) aos ativos de
inúmeras redes de lojas, fábricas e sistemas de distribuição. Isso explica o
motivo pelo qual o valor das 100 marcas mais poderosas do mundo saltou 33%
entre 2007 e 2008 e atingiu o resultado de US$ 1,9 trilhão.
A marca é a imagem presente na mente de um consumidor potencial sobre
determinado produto ou serviço e sua fidelidade é intangível, sendo um nome,
termo, símbolo, ícone, design gráfico ou qualquer outra característica que
identifique o bem ou serviço de uma empresa como distinto dos bens e serviços
de outra organização. Outro fator relevante é que uma marca oferece aos seus
clientes a oportunidade de ajudá-los a interpretar e processar informações
sobre novos produtos e os já existentes.
Por que uma pessoa opta por uma marca e não por outra? - Ao adquirir um produto
que não oferece assistência técnica, o consumidor pode receber as melhores
referências, mas ficará em situação duvidosa no momento de fechar o negócio com
o profissional de vendas. Alguns profissionais prometem que o produto fará determinada
função, mas é relevante lembrar que o desafio é trabalhar de acordo com a
identidade da marca. A conscientização de uma marca refere-se à presença desta
marca na mente dos consumidores, sendo avaliada de acordo com as diferentes
formas como os consumidores lembram da marca, variando desde o reconhecimento,
passando pela recordação (recall), chegando ao top of mind (a primeira ser
lembrada) e à marca dominante (a única marca a ser lembrada). Uma excelente
estratégia de estabelecimento de marca é importante, porque contribui com os
profissionais de marketing e gestores de negócios a desenvolverem e manterem
uma imagem positiva entre os consumidores potenciais (clientes). Uma pessoa
pode optar por uma marca e não por outra em decorrência do posicionamento do
público-alvo, pois em algumas situações a equação de valor precisa fazer
sentido com o perfil que se desejar atuar.
A marca como um dos ativos intangíveis da empresa - Prometer é muito fácil se o
consumidor não encontrar neste mercado globalizado, outras opções e
alternativas variadas de compras. Não basta ter um ponto-de-venda bem
localizado, com um ambiente aconchegante e iluminado, repleto de serviços
diferenciados e excelente estratégia comercial se somente há promessas.
Construir uma marca eficaz é uma árdua tarefa, sendo um dos ativos intangíveis
(riquezas invisíveis que cada empresa possui e responsáveis pela geração de
valor) de uma organização, exigindo mensagem transparente e que seja difundida
por todas as áreas da empresa e ainda, esteja presente nos processos de
pré-venda, venda e pós-venda. A elaboração da personalidade da marca pode
contribuir positivamente com os profissionais de marketing e gestores de
negócio, enriquecendo sua compreensão das percepções e atitudes das pessoas em
relação à marca e contribuindo para uma identidade diferenciadora, além de
orientar os esforços de comunicação. Relevante destacar que a marca de uma
organização seja a mesma, tanto para os colaboradores como para os consumidores
e implica estar coerente a missão, visão e valores, criando condições e
atributos que sejam perceptíveis em qualquer lugar do mundo.
Solicitando as pessoas que descrevam a personalidade de uma marca, é possível
identificar os sentimentos em usar determinado produto, bem como os relacionamentos
demonstrados com a utilização de determinado serviço. Uma marca forte traz
consigo a possibilidade de ampliação do mercado, gerando maior fidelização dos
clientes atuais e segurança no consumo. Em outra perspectiva, analise se a
empresa onde você trabalha realizar uma pesquisa para apurar o colaborador mais
comprometido e apaixonado pelo que faz, seu nome (marca) estará entre os mais
lembrados?
Por Dalmir Sant'Anna