A funcionalidade serve
tanto para novos processos quanto para anexar documentos aos já existentes
A partir de 3 de setembro de 2018, usuários externos do Sistema
Eletrônico de Informações do Ministério da Fazenda (SEI/MF) poderão protocolar
documentos digitais diretamente, por meio do módulo "Peticionamento
Eletrônico", que estará disponível da página do SEI. A funcionalidade serve
tanto para novos processos quanto para anexar documentos aos já existentes.
Já com orientações sobre a nova ferramenta, foi
lançada a Cartilha do Usuário Externo e atualizada a Cartilha do Usuário - esta
última destinada aos usuários "internos", isto é, servidores e colaboradores.
Ambas as cartilhas estão disponíveis a partir da página
principal do SEI/MF.
A nova Cartilha do Usuário Externo conta com
todas as orientações necessárias sobre cadastro, acesso ao sistema e aos
respectivos processos, assinatura eletrônica e peticionamento, entre outras
informações indispensáveis ao usuário. Para atuar como usuário externo do
SEI/MF, o interessado deve seguir as orientações apresentadas na página
dedicada exclusivamente a este perfil, que pode ser acessada em https://www.fazenda.gov.br/sei/usuario-externo.
A nova edição da Cartilha do Usuário 'interno',
por sua vez, inclui novas dicas que facilitam a utilização das telas de
processos, documentos e de edição; complementa orientações em relação às
informações pessoais do usuário; aperfeiçoa o capítulo sobre o usuário externo
e inclui novo capítulo sobre a funcionalidade 'arquivamento'.
Todo este trabalho de novas funcionalidades e
cartilhas está contemplado no Projeto Estratégico Corporativo (PEC) 201216, que
tem por finalidade a modernização da gestão documental e da informação no
âmbito do Ministério da Fazenda.
Fonte: Ministério da Fazenda/CRCSP