O cliente interno é, sem dúvida, o
mais esquecido dos clientes e o primeiro em qualquer processo de vendas.
O cliente interno não é só o colega de trabalho,
o pessoal do staff, produção, de apoio ou suporte. É um poderoso aliado que
pode em muito contribuir para você aumentar suas vendas e progredir
continuamente na carreira.
Conheça seu cliente interno. Não basta só saber o nome ou quem é o dito cujo.
Conheça o trabalho que a pessoa realiza. Procure perceber em quê o trabalho
dele influencia no seu, como criar uma sinergia entre os processos ou ainda
como um pode ajudar o outro em suas funções.
Mantenha-o informado. Sempre mantenha o seu cliente interno a par de como
andam suas vendas e a solução dos problemas nos quais ele esteve envolvido. A
satisfação do cliente é problema de todos. O grau de comprometimento é sempre
maior quando as pessoas se sentem úteis e são chamadas para participar.
Use seu know-how. O cliente interno é sempre expert em alguma coisa. Use
esse conhecimento para aprimorar a sua estratégia de vendas, seus argumentos
para fechamento de negócios ou ainda lidar com as objeções. Seja humilde e
aprenda mais sobre os processos da empresa. Com isso você irá aumentar sua
visão sistêmica e ter uma noção maior de como funciona o seu negócio e o
mercado.
Compartilhe os méritos e as frustrações. As três palavrinhas mágicas, "por favor, muito
obrigado e desculpe" funcionam sempre. Não há nada pior para qualquer
profissional de vendas do que ser visto como aquele sujeito chato, arrogante e
que só age por interesse próprio. É comum na área de vendas haverem campanhas,
premiações, remunerações variáveis, mas não se esqueça de agradecer, premiar e
criar métodos para envolver o cliente interno para um melhor atendimento ao
cliente final. Mude a cultura da sua empresa e lembre sempre a todos de que do
departamento de vendas deve fazer parte a empresa inteira. Vendas em alta,
clientes satisfeitos e aumento nos lucros são como canja de galinha: não faz
mal a ninguém!
Por Paulo Araújo