Especialistas afirmam que 60% dos problemas das
organizações são oriundos de falhas na comunicação. Comunicação vem do latim
Communicare, que significa "pôr em comum", "entrar em relação com". A
Comunicação é o processo de emissão e retorno de informação. Se uma
pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a
comunicação não se efetivou.
Em comunicação, três regrinhas são básicas:
1. É muito difícil dissociar o que é dito de quem o
diz.
2. O que dizemos não é necessariamente o que as
pessoas entendem.
3. O que elas entendem é mais importante do que o
que dizemos.
A comunicação interpessoal é de suma importância
para o futuro tanto pessoal como profissional das pessoas. Mas, afinal,
que estilo de comunicação as empresas valorizam?
Saber se comunicar faz diferença. É através da
comunicação que alcançamos sinergia dentro do ambiente organizacional, visto
que ela nos permite unir os esforços e promover a integração entre as pessoas e
departamentos. São três os modelos predominantes de comunicação: passiva,
agressiva e assertiva.
Passiva: é aquela que o sujeito não expressa suas
necessidades, nem os seus desejos, não dá opiniões, nem tão pouco defende os
seus direitos. É o comportamento passivo em que a pessoa falha na expressão de
suas necessidades ou preferências, emoções e opiniões. Se ela é a primeira a
violar seus próprios direitos, acaba por dar ao outro a permissão de também
fazê-lo.
Agressiva: implica na defesa dos seus direitos
pessoais de uma forma hostil, exigente, ameaçadora ou punitiva para com o
interlocutor. Expressa sentimentos, pensamentos e opiniões não levando em conta
os direitos das outras pessoas. Faz tentativas constantes de dominar os
outros e impor a sua posição;
Assertiva: expressa os próprios sentimentos,
necessidades e direitos ao mesmo tempo em que respeita os direitos das
outras pessoas. Assertividade é a capacidade de auto-afirmar os seus próprios
direitos, sem deixar-se manipular e sem manipular os demais. É comunicar direta
e honestamente o que se quer, considerando também os direitos e intenções das
outras pessoas. É um comportamento que permite defender os próprios direitos
sem violar os direitos dos outros. É uma atitude de respeito a si e aos outros.
A pessoa assertiva se preocupa com os fatos, já o não assertivo foca o agente
dos fatos.
O conhecimento das diversas formas de se comunicar
nos permite refletir sobre a melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e
de emitir mensagens. O ideal é que as mensagens sejam comunicadas de forma
assertiva - com uma intenção clara e objetiva, com coerência entre sentimentos,
pensamentos e atitudes.
Assertividade vem de "Assero" que significa
afirmar. Afirmar não é acertar. Portanto, não se trata de acertar, mas de
saber se firmar e afirmar. A assertividade é a arte de defender o próprio
espaço vital, físico, mental ou emocional, sem recuar e sem agredir.
Afirmações Assertivas:
1. Comece com a palavra "eu".
2. Expresse o seu sentimento, pensamento ou
necessidade.
3. Fale sobre o comportamento de quem causou o
conflito.
4. Expresse a consequência ou mudança que você
deseja e o porquê.
Evite Expresões Como:
Eu acho que
Não tenho certeza
Veja bem, acho que
Gostaria de dizer (Diga)
Queria te perguntar (Pergunte)
Pode ser (É)
Não sei, qualquer um
Vou estar apresentando (Apresente)
Eu queria mostrar (Mostre)
Não poderia deixar de estar aqui presente (É um
prazer estar aqui)
Prefira A Linguagem Positiva:
Problemas x Desafios.
Custos x Investimentos.
Culpados x Responsáveis.
Crise x Oportunidade.
Velho x Experiente.
Arrogante x Autoconfiante excessivo.
Covarde x Excesso de cautela.
Não falte x Compareça.
Não esqueça x Lembre-se.
Mas x E.
Já percebeu o quanto a assertividade está fazendo
falta hoje?
Por Soeli de
Oliveira.