Planejamento é
peça-chave para um empreendedor. Finanças, marketing, vendas, pessoas,
estratégias, tudo isso precisa ser pensado antecipadamente
Em comemoração aos 46 anos do Sebrae, confira 46
dicas para começar 2019 com planejamento em setores estratégicos.
Finanças
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Em primeiro lugar,
é importante analisar e projetar os principais controles financeiros da
empresa: de caixa, de bancos, custos e despesas, contas a receber, contas a
pagar e estoques.
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Planejar o fluxo
de caixa para o ano é essencial, definindo - mesmo que só com projeções - todas
as entradas e saídas mensais. Desta forma, você tem uma previsão do que vai
acontecer com o seu caixa e as ações necessárias, podendo já definir pagamentos
de fornecedores, investimentos e até promoções comerciais que pretende fazer.
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Preveja também o
capital de giro necessário para honrar os compromissos previstos no fluxo de
caixa e para manter o negócio funcionando. Há fatores que aumentam a
necessidade de capital de giro, como, por exemplo, compras à vista, vendas a
prazo, estoques altos, redução no prazo de pagamento de fornecedores, dívidas
não cobradas, retiradas além da capacidade da empresa, entre outros.
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Outra planilha que
deve ser feita com antecipação é o demonstrativo de resultado do exercício
(DRE). Diferente do fluxo de caixa, que apresenta apenas as entradas e saídas,
o DRE também registra depreciações e amortizações e ajuda no cálculo do Ponto
de Equilíbrio da empresa. O DRE aponta a viabilidade do negócio, o lucro
líquido que será possível aferir e, desta forma, ajuda a projetar quantas
unidades do produto/serviço precisarão ser vendidas para cobrir todas as
despesas fixas e variáveis e os custos de produção e operação.
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Fique atento ao
Ponto de Equilíbrio, que é o nível de faturamento necessário para cobrir seus
custos variáveis e fixos. Esse cálculo é feito dividindo os custos fixos pela
"margem de contribuição relativa", um dado que pode ser obtido a partir do DRE.
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Analise e projete
os custos variáveis de sua empresa para o período. Saiba sobre cada um, o
percentual deles com relação às receitas e como vão evoluir nos meses e anos
futuros. Dessa forma, você terá uma visão clara dos custos que merecerão maior
atenção e quais devem ser diminuídos para trazer impactos positivos para a
empresa. Monitore-os pelo percentual que representam com relação à receita,
tentando sempre reduzir essa proporção.
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Projete com
detalhes todas as vendas a prazo já realizadas e quando devem entrar mês a mês
no ano. Faça um sistema de alerta para o que precisará ser cobrado e não deixe
de fazer as cobranças - de forma cortês, mas firme - para evitar atrasos e
problemas financeiros para você.
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Calcule o índice
de inadimplência da empresa para ter um fluxo de caixa mais realista. Esse
cálculo pode ser feito dividindo o total de contas a receber que estão
atrasados pelo total a ser recebido no período. Caso esse índice fique muito
elevado, o sistema de cobranças deve ser revisto e aperfeiçoado.
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Com toda a sua
projeção em mente para o próximo ano (e se possível até além disso), é preciso
então definir metas e ações necessárias para tornar realidade esse
planejamento. Crie um cronograma para essas ações, defina tarefas e
responsabilidades para você e os colaboradores e avalie mensalmente os
resultados, comparando-os com o que foi projetado e fazendo correções de rumo,
caso necessário.
Vendas
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Não espere o ano
terminar para planejar as vendas. Comece já. Analise os números atuais
relativos a clientes e os potenciais: o que os clientes mais compraram, tíquete
médio, quais deles podem consumir novos produtos e, claro, como estão aqueles
que já estão em seu cadastro ou no seu radar e que podem se tornar novos
consumidores.
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Reúna também
outros dados importantes: taxa de ganho de novas vendas ao aproveitar novas
oportunidades, meses mais movimentados, custo dos descontos e promoções que
fez, como foi o fluxo de caixa ao longo do ano.
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De posse desses
dados e do seu planejamento financeiro (veja item anterior), é hora de definir
as metas: qual será o mix do portfólio, a tabela de preços, as promoções e
descontos e o marketing necessário. Lembre-se: uma das metas mais importantes é
a de lucro a ser atingido. Ela deve ser calculada com a definição de uma meta
bruta menos todas as despesas durante todo o ano.
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Calcule então
quantos produtos/serviços precisará vender pra atingir a meta de lucro,
definindo a margem de lucro de cada um e onde concentrará os esforços: em
clientes já existentes? Em conversão de novos clientes? Em lançamentos de novos
produtos/serviços?
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Para definir o
preço de venda de seus produtos/serviços, lembre que o cálculo deve levar em
conta: custos variáveis, fixos e de comercialização; margem de lucro; políticas
e estratégias da empresa; diferenciais que possam ter esses produtos/serviços;
e os preços praticados no mercado.
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Atenção à
sazonalidade: se as vendas de seus produtos/serviços forem afetadas por fatores
sazonais, já deixe planejado estoque e marketing para os melhores períodos do
seu negócio. E planeje desde já um fluxo de caixa em que as maiores saídas
coincidam com o período de maiores entradas.
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Dê muita atenção
para as datas comemorativas de acordo com o perfil de seu negócio, pois elas
alavancam muito as vendas. Pense com muita antecedência sobre promoções,
novidades, sugestões, campanhas on e off-line, estoque, time e estratégias.
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Defina objetivos
para as equipes de vendas, os papéis de cada um e estratégias para atingir as
metas anteriormente estabelecidas. Faça treinamentos e promova reuniões
frequentes para estimular sua força de vendas.
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Aproveite o
planejamento do ano para desenvolver e testar novos canais de vendas: por
telefone, pela internet (marketplaces, redes sociais), por visitas, por
aplicativos de mensagens, por distribuição em lojas multimarcas, entre outras
opções.
Marketing
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Estratégias de
marketing bem definidas contribuem para a consolidação de um produto ou marca.
Para 2019 o cenário é praticamente o mesmo, nenhuma mudança significativa em
termos de tecnologia deve ser apresentada, ou seja, é importante investir nos
métodos mais utilizados no mercado para atrair a atenção do consumidor.
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O marketing está
cada dia mais abrangente, o que possibilita que se façam análises de mercado
para direcionar suas ações para atrair e fidelizar os clientes em 2019. Avalie
os dados que você tem, conheça seus atuais e os potenciais clientes para poder
saber exatamente o perfil deles. Dessa forma, você pode oferecer produtos,
serviços e atendimentos que se encaixem em suas expectativas.
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Aplique ações de
inteligência competitiva e estratégica, que analisa os pontos positivos e
negativos do nicho de atuação e as ameaças e oportunidades de negócio. Esse
modelo é essencial para fazer um estudo do produto oferecido, as vantagens,
diferenciais e o que, de fato, o seu cliente espera ao adquirir o bem.
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Adapte-se aos
novos modelos estratégicos na busca da fidelização do cliente e diferenciação
no mercado. É necessário superar as expectativas do público. Pense bem em seu
mix de produtos/serviços, destaque diferenciais e, se não tiver, crie-os.
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As redes sociais
estão entre os canais mais dinâmicos e rápidos para interagir com os clientes.
E também podem abrigar campanhas de divulgação que cabem em seu bolso. Mas se
por um lado ficou mais fácil expor os serviços e produtos, por outro, é preciso
saber lidar com o crescente número de concorrentes e com as críticas públicas.
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As redes sociais
também podem ser importantes aliadas como canais de atendimento e de relação
direta com consumidor. Faça postagens atraentes para conseguir engajamento dos
clientes. Boas avaliações e depoimentos também contribuem para a credibilidade
e para alavancar vendas.
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O avanço
tecnológico e a expansão das ferramentas de comunicação exigem que as empresas
ampliem as plataformas de atendimento. Investir em chats e aplicativos como
Whatsapp é uma forma de superar as expectativas de atendimento e de vendas.
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É preciso estar
sempre atento ao que seus clientes acharam do seu atendimento e de seus
produtos ou serviços. Ouça-os por meio de pesquisas de satisfação frequentes,
mapeie as falhas apontadas e crie procedimentos para saná-las. Aproveite esses
dados para melhorar as capacidades do time durante sessões de treinamento.
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Parâmetros
tradicionais também continuam valendo para alavancar a marca, como boa
reputação, qualidade dos produtos e flexibilidade na negociação com os clientes.
Destaque esses pontos em suas campanhas.
Pessoas
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É importante
ofertar um bom atendimento para os clientes, que estão cada dia mais exigentes.
Se você precisa fazer ajustes na equipe, antecipe-se e faça o remanejo antes do
início do ano. Inclusive é essencial já planejar reforços para as datas
comemorativas.
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Faça uma análise e
projeção de quanto será o custo com colaboradores ao longo do ano: salário,
benefícios, encargos, comissões, etc. Esse planejamento pode mostrar pontos de
melhoria e até de economia.
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Ao reforçar,
renovar ou iniciar um time, pense que o perfil do colaborador deve ser
estruturado a partir da definição das capacidades técnicas. Responda às
seguintes perguntas: a escolaridade mínima está adequada? A formação e/ou
cursos profissionalizantes estão de acordo com o perfil do negócio? Quais são
as experiências anteriores necessárias? Considerar as questões comportamentais
para cada função também é importante.
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Defina protocolos
adequados para as novas contratações que for necessitar no novo ano. Antes
de tudo, é preciso ter clareza sobre o que espera
desse novo funcionário e quais serão suas atribuições. Identifique os
conhecimentos técnicos, as habilidades e as atitudes necessárias para o bom
desempenho da função. É vital ter bem definido qual o propósito da nova
contratação.
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Para um processo
seletivo mais eficiente, para remanejamento ou renovação do time, elabore um
organograma com os respectivos cargos e funções. Após definidos, relacione as
respectivas atribuições de cada pessoa. Essa organização contribui na definição
do perfil ideal do candidato que você procura. Por exemplo, algumas
características para um vendedor podem não ser adequadas ou mesmo necessárias
para alguém que vá trabalhar na área financeira.
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Aperfeiçoe continuamente
o ambiente de trabalho de forma que ele se mantenha atrativo para os
colaboradores, pois a satisfação deles se reflete nos resultados. Treine a
equipe para prestar um atendimento de qualidade, com disposição de ajudar o
consumidor a encontrar a melhor opção. Para vendedores, é vital que conheçam
todas as especificações dos produtos, de modo a passar confiança e
credibilidade ao cliente.
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Apostar em
dinâmica de produção mais descontraída e em horários de trabalho menos
rigorosos também é uma forma de construir boa relação com os colaboradores,
dando atenção não à quantidade de horas trabalhadas, mas sim ao rendimento do
tempo trabalhado. Um trabalhador feliz com o que faz tende a ser mais criativo
e a se empenhar cada vez mais na atividade à qual se dedica.
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O conceito de
economia criativa é bem atual e evidencia um cenário onde a gestão de pessoas
também se pauta na ideia de que um ambiente hierarquizado e sem abertura não
estimula um profissional com perfil criativo. O ambiente de trabalho deve ter
muito diálogo, e todos os setores e colaboradores devem ser ouvidos com
atenção.
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No momento de
contratar um colaborador é essencial analisar o currículo do candidato, fazendo
cruzamentos dos critérios que você estabeleceu inicialmente com o que cada um
dos candidatos pode oferecer. Prepare as entrevistas, inclua dinâmicas ou
testes que sejam condizentes com a função a ser exercida. Para vendedor, por
exemplo, o currículo é importante, mas a desenvoltura e a comunicação são
critérios bastante relevantes.
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Identifique e
desenvolva líderes na equipe - ou equipes. Com líderes, os times atuam de forma
mais assertiva, com foco e direcionamento. Um líder tem características como
comprometimento, ética, honestidade, transparência, autocontrole, foco, otimismo,
entre várias outras.
Empreendedorismo
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Ideias,
criatividade, imaginação e inovação são elementos essenciais no
empreendedorismo. Empreender é solucionar problemas é ser resiliente é se
adequar e focar na necessidade do cliente, é atendê-lo com eficiência e se
destacar no que faz. Cliente satisfeito propaga sua marca e a relação gera uma
parceria.
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Empreender é ter
mentalidade inovadora, se diferenciar no mercado, antecipar as tendências e
entregar mais do que o cliente espera. Essa dinâmica não é simples, afinal, a
concorrência tem acesso às mesmas informações que você, portanto, planeje-se
para apostar na criatividade e buscar um crescimento exponencial, fugindo do
tradicional e ganhando escala com mais facilidade.
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Surpreender os
clientes também é essencial para um bom empreendedor. Ações em datas
comemorativas, distribuição de amostras grátis e descontos especiais são
algumas iniciativas que podem contribuir para fidelizar os clientes. Por
exemplo, criar uma "#hashtag" para o cliente postar uma foto da loja nas redes
sociais e ganhar algo em troca.
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Qualidade e
eficiência são os principais motores para que um empreendimento tenha sucesso.
Esses quesitos estão relacionados também ao relacionamento com cliente. A boa
relação tem que se estender além do ato da compra. Suporte humanizado e
resolutividade ágil dos problemas contam pontos positivos.
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Estabelecer metas
é essencial para buscar oportunidades. Organize todas as informações referentes
ao exercício de 2018 e identifique os erros e acertos. Para planejar o ano
seguinte, analise os riscos, de forma calculada, e priorize as ações que foram
exitosas no ano vigente.
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Todo empreendedor
precisa desenvolver a habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o
sucesso. Preveja isso para seu ano. Faça avaliações constantes do negócio e
mude os planos quando necessário, o importante é persistir.
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Outra
característica empreendedora importante é ter ciência dos sacrifícios pessoais
e trazer para si as responsabilidades dos fracassos e sucessos e atuar junto
com a equipe para atingir os resultados. O bom relacionamento com o cliente
deve ser prioridade.
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O empreendedor
dinâmico está sempre em busca de informações, procurando atualizar constantemente
os dados dos clientes e fornecedores. Avaliar os concorrentes também faz parte
da dinâmica. Faça autocrítica de seu negócio, comparando-o com outros do
segmento e encontre uma maneira de oferecer novos produtos/serviços ou
inovações no atendimento.
Planejamento é peça-chave para um empreendedor.
Finanças, marketing, vendas, pessoas, estratégias, tudo isso precisa ser
pensado antecipadamente para que o ano que entra traga os resultados esperados.
Portanto, já é hora de começar a planejar o seu 2019.
Fonte: SEBRAE (RS)/Ivandro Rosa de Moraes, Gerência de Soluções