Tudo o que as pessoas
fazem ou fizeram até hoje é pela busca de felicidade. Quando entendemos isso
tendemos a não julgar mais ninguém. Ninguém faz o seu pior. As pessoas anseiam
acima de tudo ser amadas e compreendidas, e amar as pessoas implica na
aceitação incondicional.
Todas as nossas
dificuldades estão ligadas à nossa cosmovisão. Ao realizar um curso ou ao ler um
livro ou um artigo como este, cada leitor vai entender diferente do outro
dependendo das suas percepções. Todo mundo está fazendo o seu melhor na busca
de seus objetivos, baseado na sua visão de mundo. O pior que achamos que nossos
cônjuges, filhos ou colaboradores fazem é o seu melhor. Isso não significa que
eles não podem ampliar a visão e romper os seus limites. A maior ajuda que
podemos dar para uma pessoa é ajudá-la a ampliar a sua visão.
O mapa não é o
território, assim como a maquete não é o edifício. O mundo não é o que você vê,
pois só você vê o mundo assim. Cada pessoa tem sua maneira particular de ver.
Em uma empresa com trezentos empregados há trezentas percepções diferentes do
que é a empresa segundo os seus jargões e modelos. Tudo acontece na mente. O
que você está vendo é uma imagem criada no seu cérebro. O mundo não é o que
você vê. O mundo é convencionado. Um gol ou um ambiente só acontece na sua
mente. Este ambiente é apenas uma convenção. Cada um vê um mundo diferente. Com
frequência somos nós que criamos os problemas. Somos nós que enxergamos o mundo
assim. Se queremos mudar alguma coisa, precisamos mudar ou ampliar nossa visão.
Todos nós sonhamos a vida e precisamos acordar para perceber que estamos
sonhando. A maior ajuda que podemos dar aos nossos colaboradores é ajudá-los a
ampliar a sua visão do universo.
Abandone o hábito de ver
as coisas pelo lado negativo. Este é um comportamento que com muita frequência
gera ressentimentos e atrai oposição. Tenha, sempre que possível, uma
visão apreciativa das coisas. Elogiar sinceramente é o caminho mais curto para
conquistar a simpatia de uma pessoa e gerar confiança.
Não queira mudar o mundo
a ferro e fogo. Quem almeja liderar deve agir com postura prestadia,
construtiva, solucionadora e com amor. Um indivíduo prestativo ajuda outra
pessoa a carregar uma mesa, uma cadeira ou abre ou segura a porta do automóvel
para outra pessoa entrar. Ser prestativo é a parte material das ações. Já
ser prestadio é a intenção interna. É ter uma postura amorosa, altruisticamente
interessada na felicidade e no sucesso dos outros. Com que intenção você faz
alguma coisa por alguém? Esperando ou não, tudo o que fazemos volta para nós de
alguma forma.
Fuja da comunicação
ataque versus defesa. Há pessoas que encaram a vida como uma grande competição,
uma guerra. Estão sempre preocupadas em provar que têm razão. Desenvolva uma
comunicação explícita e negociada. Negocie as metas com os seus clientes.
Negocie as metas com os seus colaboradores. Negocie as metas com a sua família.
Não queira ser o dono da verdade. Indague mais e não imponha nada. Realize mais
combinações perguntando: Que solução você vê? Se você adotar esta solução, como
vai ser? Se você fizer isso, o que poderá acontecer?
Deixe tudo negociado e
não imponha nada, pois se você impõe as metas consequentemente não terá equipe.
A vida é um eco, se você não gosta do que está recebendo, observe o que você
está emitindo.
Por: Soeli de Oliveira