A prospecção é tão vital para
vendas quanto o ar para os seus pulmões. Exagero?
Nada disso! Lembre-se sempre que o prospect de hoje
é o cliente ativo de amanhã.
A prospecção é uma atividade que demanda
planejamento e follow up constante. A maioria dos vendedores desiste de vender
logo após o segundo ou terceiro contato.
Mas pode onde começar?
Levante sua lista de suspects, ou leads ou
clientes em perspectiva. Sim, os nomes podem variar. O que quero dizer é que
não se deve confundir cliente em potencial com clientes que estão em uma lista
qualquer.
É preciso esforço e dedicação para encontrar o
prospect por isso vale à pena investir tempo em uma boa pesquisa para levantar
mailings de associações de classe, verificar anúncios em jornais, pesquisar no
Google, Facebook, pedir indicações, tentar viabilizar parcerias com outras
empresas, ou investir em um setor na sua empresa que só faz a prospecção
qualificada. Com a lista em mãos é preciso entrar em contato e descobrir as
três questões abaixo:
1. O prospect tem autoridade para decidir?
2. Meu produto ou serviço pode ser
necessário ou desejado por esse prospect?
3. Esse prospect tem capital para
investir no meu produto?
Esta é só uma etapa da prospecção, ainda há
muito a fazer e um longo caminho a percorrer para aumentar as suas vendas e
conquistar novos clientes.
Por Paulo Araújo.