Você já constatou que todo empreendedor conta com uma missão definida de
onde desejar chegar? Você analisou e observou que em inúmeras empresas há um
quadro descrevendo a missão da organização? E o que é esta missão? Conforme as
ferramentas para estruturação do planejamento estratégico, a missão é um
documento escrito, inserido nas metodologias de teorias administrativas, que
possibilita o estabelecimento de um rumo, contendo as primícias da razão de
viver da empresa.
Elaborar uma missão - Para elaborar uma missão, normalmente é necessário
determinar qual o negócio da empresa, motivos da sua existência e os tipos de
atividades desenvolvidos, tendo sempre a seguinte pergunta: Onde se deseja
chegar com a empresa? Observe dois fatores relevantes para elaborar uma missão:
o envolvimento dos colaboradores e a coragem para assumir riscos calculados,
tendo como primícias a inovação, eficiência e a busca de qualidade.
Constante atualização - A missão deve ser alterada anualmente conforme as
metas, os objetivos e a visão previamente estabelecida, ou seja, a missão de um
empreendedor não é algo mantido permanentemente, mas algo que sofre alteração
anualmente conforme estruturado e organizado na construção do planejamento
estratégico. O empreendedor que tem uma missão mantém os olhos na constante
atualização com a fixação de metas com objetividade e observando as estratégias
de mercado.
Equilíbrio pessoal e profissional - Todo empreendedor planejou e continuamente
realiza o planejamento de novas conquistas, equilibrando vida pessoal e
profissional. Observe que há pessoas que pagam um alto preço para alcançar os
resultados esperados, e esquecem de completar suas emoções com sentimentos de
afeto, gratidão, valorização e convivência familiar. Aliar o equilíbrio entre
sua paixão pelo trabalho e o bem estar pessoal permite conquistar resultados
mais satisfatórios.
O empreendedor que tem uma missão, conta como característica marcante, a
iniciativa e a busca constante por novas oportunidades. Dedica seu tempo com
perseverança e comprometimento para fortalecer e manter sua rede de contatos
(networking). Você tem certeza de que seus colaboradores sabem onde sua empresa
deseja chegar? Caso sua resposta foi negativa, antes de fixar a missão na
parede, realize uma reunião com todos os colaboradores, isto mesmo, com todos
os colaboradores para mostrar onde a empresa deseja chegar com esta missão.
Acredite que o envolvimento será maior, pois seus colaboradores estarão
percebendo na prática que fazem parte do negócio.
Por Dalmir Sant'Anna.