Prospecção
é o nome que se dá em vendas ao ato de buscar clientes. Um vendedor só está
profissionalmente completo quando é capaz de buscar clientes e não apenas
esperar que eles apareçam. Todas as empresas estão sempre perdendo alguns
clientes e ganhando outros.
A prospecção de clientes é um hábito que deve ser cultivado. No começo pode ser
um pouco mais difícil, mas aos poucos irá sendo incorporado ao cotidiano. Um
vendedor balconista quando está fora da empresa pode fazer buscas na rua e um
vendedor externo, se estiver dentro da empresa, pode usar os recursos da busca
interna. Mas, por onde posso começar a buscar clientes? Apresento a seguir
algumas sugestões de fontes:
Dentro da
Empresa
§
Revistas e publicações técnicas
§
Catálogos/anuários
§
Indicações do pessoal interno
§
Conversas com visitantes
§
Matérias de jornais
§
Utilizando os motores de busca na
internet
§
Pesquisas nos sites das empresas e
entidades representativas
§
Contatos com clientes inativos
§
Ligações para clientes recentes
§
Cadastros de sindicatos, associações
profissionais, etc.
Fora da
Empresa
§
Visita direta a clientes potenciais
§
Observação na rua
§
IBGE ou Secretarias Estaduais de
Planejamento
§
Feiras, congressos, exposições e
eventos empresariais
§
Conversas em salas de espera
§
Indicações de Gerentes de Bancos
§
Clubes e associações
§
Sindicatos da categoria
§
ONGS, igrejas e clubes de serviços
§
Conversas informais com amigos
§
Conversa com fornecedores
§
Faculdades ou locais de estudos.
§
Tenha uma
Estratégia
A busca de clientes pode ocorrer por telefone, contatando diversas empresas ou
pessoas, como em campo, visitando e oferecendo. Mas se não tivermos um plano
inicial, corremos o risco de fazermos esforços dispersos e pouco produtivos.
Elabore um
Plano de Prospecção
1.
Tipo de clientes que serão procurados
- Pessoas físicas ou empresas
2.
Onde podem ser encontrados
3.
Ações a serem realizadas - contato
pessoal, telefonema, mala direta, etc.
4.
Que informações são importantes?
Elabore um mini questionário para entrevista inicial do cliente a ser contatado
5.
Quantos contatos pretende fazer por
dia
6.
Que tipo de acompanhamento será feito
após os primeiros contatos
A resposta
do gato astuto à Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll é válida também
para os profissionais de vendas que querem ser mais eficazes e eficientes na
identificação e conquista de novos clientes - "Para quem não sabe para onde
vai, qualquer caminho serve. "
Por Soeli de Oliveira