Marketing é definido como um processo ou conjunto
de ações que identifica necessidades e as transforma em produtos ou serviços.
Descobre onde estão os clientes, analisa a melhor maneira de alcançá-los e
satisfaz suas expectativas de forma lucrativa para a empresa. Pelo exposto,
percebemos que marketing abrange um conjunto amplo de ações que não se resume
somente à propaganda, como acreditam a maioria das pessoas.
Para compreender melhor o que é marketing se faz
necessário esclarecer o que significa necessidade, desejo, benefício e
satisfação.
Necessidade - É uma falta ou carência que os
consumidores têm. Pode ser física ou psicológica.
Desejo - É a forma como uma necessidade é atendida.
Benefício - É tudo de positivo que um produto ou
serviço gera de valor para o cliente.
Satisfação - Depende do desempenho percebido em
relação ao esperado.
O composto de marketing é formado por quatro
palavras chaves que começam com a letra "p" (Produto, Preço, Ponto e Promoção),
de forma a facilitar a sua memorização.
Estes quatro elementos respondem às quatros
questões básicas necessárias para a comercialização de produtos e serviços que
são:
1. O que o cliente quer? (sua necessidade,
produto/serviço)
2. Onde ele pode encontrá-lo? (Ponto de distribuição)
3. Como saberá que ele existe, para que ele serve e
por que ele deveria comprá-lo? (Promoção)
4. Qual o seu preço? (Preço).
Já a moda lida com mudança, envolve novidade e
inovação. É uma sucessão de tendências de pequena e curta duração. Tem ligação
estreita com a criatividade e com o design e vem impregnada do significado e do
ato de construir, formar, moldar e criar.
Moda é um fenômeno social de rápida difusão. É
percebida como um movimento, um ciclo. Obedece uma obsolescência contínua e planejada.
Tem um caráter imitativo, acrítico, efêmero e transitório. O que era admirado,
imitado, promovido, distribuído, um dia torna-se ultrapassado.
Marketing da moda é a aplicação de uma série de
técnicas que visam tornar mais transparente, para a empresa, as necessidades e
desejos dos consumidores, de tal forma que a empresa possa responder com
produtos e serviços de moda que os atenda plenamente ou que até mesmo os
surpreenda.
O marketing da moda é responsável por assegurar,
para a empresa e para os seus clientes, a obtenção do melhor proveito a
alcançar por meio de planejamento, controle e gestão de um designcriativo e vencedor.
Uma empresa voltada às vendas vende aquilo que pode
fazer. Por sua vez, uma empresa voltada para o marketing pesquisa as necessidades
e desejos do mercado e faz aquilo que pode vender.
Quando uma empresa de moda não leva a sério o
conceito de marketing pode fracassar nos seus lançamentos e até ir à falência.
Por Soeli de
Oliveira.