Inteligente; Inteligência.
Duas palavras que soam bem em qualquer ocasião.
Tem uma conotação positiva quando se pensa "tal pessoa é
inteligente".
Quem não quer ser considerado inteligente? Quem não gosta de trabalhar
ou conversar com pessoas inteligentes?
Inteligente oriunda do latim. INTELLIGENTIA,
de INTELLIGERE, "discernir, compreender, entender", formado por
INTER-, "entre", mais LEGERE, "escolher, separar". No
século XV passou a abranger "informações obtidas por meio sigiloso".
Podemos concluir que ser inteligente não mais é do que fazer as escolhas
certas.
Qualquer um pode ser inteligente independente do grau de instrução ou
formação acadêmica, mas é óbvio que quanto mais informação melhor preparada
está para enfrentar uma determinada situação. Algumas dicas...
Primeiro: esteja consciente das suas escolhas. Bem ou
mal o tempo todo fazemos escolhas. Desde o que comemos no café da manhã,
decisões profissionais, até mesmo o horário certo para dormir e revitalizar
suas energias. Nada de deixar ao acaso, pense em que tal decisão irá afetar a
sua vida e de pessoas próximas a você. Em vendas é assim! Você toma decisões
que melhoram o bem-estar do seu cliente? Como posso fazer o meu cliente se
beneficiar com o meu produto? Escolha sempre a favor do cliente desde que isso
não afete a saúde financeira da sua empresa.
Segundo: compreenda a situação. Para
de presumir! Ouça atentamente o seu cliente, pergunte mais e fale menos. Por
vezes o cliente acha que sabe e não sabe, mas por vezes ele sabe e você não
sabe! Desça do seu pedestal e tente compreender os sonhos, anseios, medos e
inseguranças que cercam o seu cliente antes de decidir pela sua empresa. Cada
venda é um aprendizado. Aprenda com isso!
Terceiro: faça as escolhas certas. Decidir
certo é fácil. Difícil é arcar com as consequências. Pense se a sua escolha
gera um CÍRCULO VIRTUOSO ou um CÍRCULO VICIOSO. Já notou que o
correto muitas vezes é o chato, é o careta, o quadrado? Agir corretamente e ser
fiel a bons princípios faz parte da cartilha de qualquer profissional de
sucesso. Pense em quem você admira! Que tipo de escolhas ele faz para a sua
vida?
Quarto: ao obter a informação faça bom uso dela. A
informação nunca esteve tão disponível e democratizada como hoje. Internet,
livros, TV, cinema, rádios, revistas; enfim você hoje você tem acesso ao que
décadas atrás era inimaginável. Mas informação não é poder. Transformar a
informação em ação sim é poder. Essa é a diferença entre as pessoas de sucesso
e as pessoas comuns. Elas fazem, persistem, erram, acertam, aprendem, sentem
dor, caem, se levantam, mas de uma coisa eles nunca abrem mão: o direito de
tentar fazer. Quem tenta, uma hora consegue.
No fim podemos perceber que ser inteligente é uma questão de escolher
bem.
E você? Como andam as suas escolhas?
Por Paulo Araújo