As negociações fazem parte de nossas vidas desde o
nascimento. A Negociação está presente em praticamente todos os momentos de
nossas vidas e não só quando tratamos de questões profissionais. Negociamos com
nossos filhos, amigos, esposas e maridos muitas vezes sem percebermos. O
sucesso, tanto na vida como nas vendas, está diretamente ligado à capacidade de
negociar.
Aprender negociar é uma condição indispensável para quem quer se destacar na
área comercial. Para isso, buscar aumentar seu poder pessoal é um fator que
deve ser levado a sério pelos profissionais que precisam persuadir outros
diariamente para fechar negócios. Mas, para desenvolver mais poder é preciso
conhecer quais são as suas origens.
O poder pessoal provém de fontes externas e internas. As fontes externas provêm
do ambiente onde vivemos e sobre o qual não temos total controle. Já as fontes
internas de poder, dependem exclusivamente de nós, e se reconhecidas podem ser
melhor desenvolvidas. Podemos apontar como fontes externas de poder nas
negociações as informações, o tempo, a capacidade financeira, a concorrência,
os riscos e a legitimidade. Já as fontes internas de poder, estão ao nosso
alcance, são o planejamento, a observação, a persistência, o modo de se expressar
com clareza e dicção, saber ouvir, a aparência e a postura, a facilidade de
comunicação, a auto-estima elevada, o otimismo, o autoconhecimento e a
criatividade.
A profissão de vendas mais do que em outras áreas exige que o profissional
esteja de bem com a vida. E para estar espiritualmente sadio é necessário:
- Ser otimista. Acreditar sempre que é possível alcançar os objetivos.
- Persistência. Não desistir diante dos desafios.
- Percepção. Observar e processar tudo o que acontece em sua volta, compreendendo
o contexto.
- Aparência e postura. A sua própria imagem agrega valor aos negócios.
- Clareza nas comunicações. Facilita o fluxo de informações.
- Comunicação. A capacidade de comunicar-se é cada vez mais importante nos
processos comerciais.
- Saber ouvir. O poder na negociação, mais do que muita gente pensa, está com
quem escuta e não com quem fala.
- Elevada auto-estima. Gostar de si mesmo e reconhecer suas capacidades, torna
o vendedor muito mais convincente nas abordagens.
- Autoconhecimento. Conhecer suas virtudes e pontos a melhorar.
- Criatividade. Não fazer apenas o que os outros fazem ou não seremos notados.
Inovar sempre!
Há interesse em negociar quando se terá algum ganho negociando, caso contrário
não se perde tempo, tentando um acordo. Existe possibilidade de acordo quando
apesar dos pontos divergentes há também pontos em comum.
Negociar pressupõe ceder em alguns pontos, menos importantes para nós, mas
valorizados pelo nosso interlocutor e vice-versa.
O Ponto Central de uma negociação é a movimentação e os negociadores se
movimentam em direção a um acordo, através das chamadas concessões. Entende-se
por concessão uma revisão da posição do negociador, pela qual ele cede em algum
aspecto para se aproximar mais do outro negociador e de um possível acordo.
Não significa contra-senso, falsidade ou falta de transparência, mas deve ser
feita apenas quando se concluir que é fundamental para atender o resultado que
as partes realmente desejam alcançar.
Segue nove dicas de concessões, que acredito serem decisivas para o sucesso de
um competente negociador:
. Deixe sempre espaço para as suas concessões. Se estiver vendendo faça uma
oferta mais alta e se estiver comprando faça uma oferta mais baixa;
. Planeje antecipadamente como vai conceder;
. Valorize suas concessões não concedendo muito rápido;
. Sempre que pedir uma concessão, justifique;
. Nunca aceite a primeira oferta, mesmo que seja vantajosa a você;
. Nunca conceda nada de graça, obtenha alguma concessão em contrapartida;
. Não conceda demais, pois excesso de generosidade não contagia;
. Não é preciso manter uma concessão até o final da negociação, a troca por
outra é sempre permitida e razoável;
. Conceda sempre de forma decrescente.
E, por fim, não faça promessas ou concessões que não poderá cumprir. Isso
coloca em risco a sua credibilidade.
Por Soeli de Oliveira