Semelhante ao filósofo Diógenes
(413-323 a.C.), que andava pelas ruas de Atenas com uma lanterna acesa em plena
luz do dia à procura de um homem honesto, os empresários atuais andam ansiosos,
caminhando de um lado para outro em seus escritórios, à procura de
profissionais de vendas éticos e talentosos, capazes de utilizar a ciência da
influência para ajudar os clientes a decidirem pelos seus produtos e serviços.
Veja a seguir algumas dicas capazes de aumentar o poder persuasivo dos
vendedores: Comece a apresentação pelo produto mais caro
O cérebro toma decisões por comparação. A ordem
é crucial para a decisão. Ele compara o que veio antes com o que veio depois.
Se você acaba de comprar um vestido por R$ 1.000,00, é fácil ser convencida a
levar um cinto por R$ 100,00, pois ele representa só 10% a mais na compra. A
importância da reciprocidade
Todos nós sentimos a necessidade de retribuir
favores que nos são prestados. Isso está na nossa estrutura psicológica. Se eu
lhe dou um sorriso, você se sente na obrigação de me dar um sorriso de volta.
Se eu estendo a minha mão para apertar a sua, você se sente na obrigação de
estender-me também a sua para um aperto de mão. Enfim, é dando que se recebe.
Da mesma forma, grosserias dão a quem as recebe o direito de retribuição. Aí
reside o poder dos brindes, amostras grátis e da prática da degustação no
varejo alimentar. Concessão recíproca
Quando você recebe um não e o aceita sem
objeções, você coloca o seu interlocutor em dívida para com você. Exemplo: Um
garoto de oito anos chega para sua mãe que está na cozinha, fazendo o almoço, e
diz: "- Posso ir brincar na casa do Joãozinho?". E a mãe, sem pestanejar,
responde: "- É claro que não!". O filho aceita o não de sua mãe sem reclamar. Em
seguida ele solicita: "- Mãe, e um biscoito, pode? A mãe, então, responde: "-
Claro, meu filho, aqui está!". Aí reside o poder dos vendedores de livros sobre
saúde, que quando o cliente não compra os livros, porque são caros, oferece as
revistas e com grande probabilidade as vende. Sabe como obter a aprovação do
seu chefe para um projeto muito especial utilizando a técnica da concessão
recíproca? Comece levando à apreciação dele um projeto muito maior do que
aquele que você quer ver aprovado. Aceite o não sem reclamar. Em seguida,
apresente-lhe o projeto que você quer que ele realmente aprove. O efeito
escassez
Tudo se torna mais valioso quando sua
disponibilidade é menor. Imagine-se passando por uma loja e vendo o seguinte
aviso: Oportunidade exclusiva. Último dia! Você ficaria curioso para saber a
que se refere o aviso, não é verdade? Todos somos vulneráveis ao princípio da
escassez. Sempre queremos aquilo que não temos e a nossa reação à escassez
bloqueia a nossa habilidade de pensar corretamente. Exemplos: O amor de Romeu e
Julieta. Os selos e moedas colecionáveis. As últimas vagas. "É só hoje a
promoção". "É só até amanhã". "Até durarem os estoques", etc.
O poder da legitimidade
Coisas escritas, com frequência, são tomadas
como verdadeiras e imutáveis. Exemplos: tabelas de preços no comércio, com as
diversas condições de pagamento escritas, diminuem a pressão dos clientes por
descontos. Os correntistas dos bancos normalmente assinam os contratos de
adesão sem solicitar mudança nas cláusulas.
O vendedor que busca conhecer e praticar todas
as nuances da sua profissão é figura rara hoje em dia, e há valor em toda
raridade. Valorize-se! "Caminhe a segunda milha" em busca de qualificação
profissional e de conhecimento de como os seres humanos funcionam, pois em
nenhuma época da história o conhecimento esteve tão disponível. E por favor,
não alegue que não tem tempo, para continuar na mesmice, pois ter tempo é uma
questão de prioridade.
Por Soeli
de Oliveira