Resumo
: Levantar e entender os
números, debater possíveis soluções, vender suas ideias e planejar o futuro são
etapas indispensáveis para a boa saúde dos negócios, mas a tomada de decisão é
o que faz acontecer de fato.
Descrição:
O
bom desempenho de qualquer atividade depende de organização, o que demanda um
líder à altura dos desafios, ou seja, aquela pessoa indispensável e responsável
por conduzir, cobrar e motivar a equipe. Há líderes que, por vezes confundido
com o chefe, encarregado, supervisor, patrão, presidente ou qualquer outro
título, nem sempre têm características de liderança, agindo tão somente para
"cumprir tabela" do cargo e poder que lhes foram outorgados. Algumas
características são básicas ao líder que deseja conduzir a equipe aos
resultados esperados, sendo que honestidade é determinante. De nada adianta as
demais sem a confiança daqueles que deverão segui-lo.
Exemplo
disso - alguns péssimos, aliás! - temos na política: "no mundo atual, o
principal objetivo de muitos políticos é permanecer no poder. Para isso, fazem
o que é necessário - mesmo muitas decisões que tomam indo contra a própria
consciência ou seu sistema de valores ou princípios", diz Oscar Arias Sanches,
presidente da Costa Rica no livro "Os 100 maiores visionários do século XX"
(pg. 312). Esse tipo de pessoa engana até determinado momento, mas a farsa virá
à tona, como ocorreu em inúmeros casos que já testemunhamos.
Retornemos
ao mundo empresarial privado, foco deste artigo que pretende demonstrar a
importância do líder para o crescimento do empreendimento, a geração de
empregos, a arrecadação de tributos (necessários para viabilizar segurança,
saúde e educação), a lucratividade para novos investimentos e a justa
distribuição aos investidores.
A tomada
de decisão é o processo responsável pela escolha da melhor solução para um
problema ou oportunidade. Dependendo do contexto, este processo pode ser
difícil e uma vez feito terá consequências positivas ou negativas.
José
Roberto Marques publicou em seu blog, JRM, os cinco tipos de tomadas de decisão
que um gestor precisa estar pronto para assumir. Estas etapas fundamentais
seguem resumidas aos meus leitores, mas recomendo a leitura do artigo completo
no link https://www.jrmcoaching.com.br/blog/5-tipos-de-tomada-de-decisao-que-todo-gestor-precisa-estar-pronto-para-fazer/.
Segundo
Marques, as decisões sempre são embasadas em alguma convicção: instinto,
crenças, valores ou intuições. As crenças podem ser subconscientes ou
conscientes. Veja como são e aproveite para fazer a sua autocrítica. Se
considerar estar fragilizado sugiro investir no aprimoramento. Os resultados
trazem mais união da equipe e, consequentemente, resultados superiores:
·
Instinto -
nasce conosco, normalmente são impensadas e tem grandes chances de dar errado;
·
Crenças subconscientes - experiências acumuladas desde a
infância; são baseadas em paradigmas que acreditamos, mas esta decisão também
não é racional;
·
Crenças conscientes - são guiadas pela reflexão, desta forma há espaço para a análise
da situação a fim de entender e refletir sobre o futuro;
·
Valores do líder - aquilo que acredita ser certo, portanto dependerá da formação do
caráter do indivíduo e principalmente dos seus objetivos para aquele momento.
As decisões podem ser tomadas de forma íntegra, coerente e justa, mas também o
contrário: decisões parciais, que privilegiam mais ao próprio chefe do que à
equipe;
·
Intuições -
decisão que não pode ser definida como consciente ou inconsciente, mas em algo
que na maioria das vezes é inexplicável.
Com
base numa destas cinco formas de agir é que o líder toma a decisão do plano de
trabalho que será colocado em ação. É um momento de grande responsabilidade,
que pode, autoritariamente, decidir de maneira a prejudicar o desempenho de
toda a equipe.
Alguns
líderes procrastinam a tomada de decisão, tal como o aluno portador da
"Síndrome do Estudante", que adia os estudos até a noite anterior à prova. Ser
precipitado é inadequado à administração de um negócio, porém postergar até o
último instante é ainda pior. Ao decidir informe a equipe sobre as razões que o
motivaram, controle as reações, administre as expectativas e dialogue sem
alterar o tom de voz ou expressões.
Fonte: contadores.cnt.br