Conta-se
que uma certa senhora, bem obesa, chegou numa loja de roupas e começou a olhar
as "araras" (suporte de cabides de roupas). A vendedora, que estava distante,
sabendo que a loja não tinha nenhuma peça de roupa para aquela senhora, mas
tentando não constrangê-la, foi caminhando, vagarosamente, até a cliente,
enquanto pensava em como iria dizer à senhora que a loja não tinha roupas do
seu tamanho.
Ao se aproximar, a senhora olha para
vendedora e, com tristeza, diz
- Aqui vocês não tem nada bem grande?!
A vendedora abriu os braços e lhe
respondeu:
- Como não, veja o tamanho do meu
abraço!
Durante o abraço a senhora se
emociona e disse:
- Fazia muito tempo que eu não era
abraçada assim!
E ao sair da loja a senhora ainda
disse:
- Não encontrei o que vim comprar.
Mas, encontrei muito mais do que procurava.
Certamente esta senhora que tinha
tudo para sair da loja triste e fazendo comentários negativos da loja, saiu
falando bem. Falando muito bem...
Nós, da nossa empresa (como proprietários,
gerentes, vendedores, atendentes ou qualquer outra função), temos que ter a
sensibilidade que muitas vezes as pessoas chegam até a nossa empresa e não
querem exatamente o que estão pedindo.
Alguns
exemplos:
a)
Quando querem um automóvel ou caminhonete de uma marca "top", nem sempre estão
atrás de conforto e segurança. Muitas vezes, é por questões de status, para se
sentirem com mais sucesso e para deixar os vizinhos e amigos com inveja;
b)
Quando eu era mais jovem ainda tinha propaganda de cigarros na tevê com um
galã, fumando, rodeado por mulheres bonitas, ao lado de um carro luxuoso. Na
realidade muitas pessoas que compravam cigarros, daquela marca, tinham consigo
aquela imagem de "conquistador" e de uma "pessoa de sucesso";
c)
Quando as pessoas fazem fila para comprar o celular de novo modelo que está
ocorrendo o lançamento, nem sempre estão "querendo, urgentemente, usar a nova
funcionalidade que vai mudar as suas vidas". Poder estar comprando por motivos
de autoafirmação, mostrar aos colegas, etc.
d)
Quando alguém promove uma festa de aniversário de um amigo, 15 anos, formatura,
casamento, etc... normalmente, vai muito além de reunir os amigos e comer e
beber algo. Ali está se comprando um sonho, que pode ter muitos significados,
desde a realização, por parte dos pais, de uma festa que nunca tiveram quando
crianças, como para demonstrar a sociedade;
e)
Quando alguém compra uma roupa cara numa boutique famosa, normalmente, além do
produto com qualidade, está comprando status;
f)
No sul do Brasil, onde faz mais frio, é comum no inverno as pessoas comprarem
vinho e queijo. Não que gostem tanto. Mas, na realidade estão tentando comprar
aquele momento (cena) nos comerciais de tevê e em cartazes espalhados pelos
supermercados onde há um casal bonito, demonstrando felicidade, degustando
vinho e queijo, num ambiente aconchegante em frente a uma lareira;
E assim, em muitas outras situações
as pessoas se dirigem até uma empresa em busca de algo que "não é bem o que
estão comprando". Portanto, cabe a nós, desde os proprietários da empresa,
gerentes, supervisores, vendedores, atendentes ou em qualquer outra função,
desenvolvermos a habilidade de "enxergarmos o que o cliente realmente quer,
lembrando que, muitas vezes, ele quer algo muito além do produto que vendemos
ou dos serviços que prestamos.