Vendas
é uma profissão estimulante!
Exige boa comunicação, conhecimento técnico,
persistência, dedicação e é um prato cheio para quem gosta de fugir de tarefas
rotineiras.
Mas vendas está longe de ser algo fácil de fazer
e é preciso ficar de olho em alguns pontos para obter sucesso e realização
nesta profissão. Vamos a eles:
Acreditar no produto que vende
Você
compraria os produtos que vende? Você confia na empresa fornecedora, na
qualidade, na assistência técnica, enfim; você é o maior fã do seu produto? A
venda começa em você e seus resultados serão melhores ou piores a partir do
momento em que você tem consciência do quanto gosta do seu produto.
Seja engajado
O
seu comprometimento não deve ser só com as metas a serem batidas, mas também em
conhecer tecnicamente o que seu produto faz. Quais sãos seus benefícios? Ela
ajuda o cliente em quê? Como o cliente pode obter os melhores resultados ao
comprar de você? A venda não termina na entrega do pedido. Vendas é
relacionamento e quanto mais você conhecer e repassar os benefícios do seu
produto ao comprador melhor e mais duradoura será a sua relação.
Postura comercial é diferente da postura pessoal
Vendedores
cometem erros gigantescos ao agir durante a apresentação ou negociação do seu
produto como se fossem amigos íntimos do cliente. Amizade ajuda a vender, mas
sozinha não vende! Cuidado com o vocabulário, atenção ao que é ético ou não e
demonstre interesse genuíno em ajudar. Sua reputação é seu maior patrimônio,
trate de cuidar bem desse tesouro.
Excelentes vendedores não
se preocupam com a comissão
Esqueça
a comissão e pense em como resolver o problema do seu cliente. A dica é bem
simples: vendedor bom é aquele que entende que o problema do seu cliente é
problema seu também! O cliente quer se sentir amparado e ter o máximo de
certeza possível de que fez a compra correta, com a pessoa certa.
Cliente bom é aquele
que indica
As
pessoas só indicam o que gostam e no que confiam. Confiança é a palavra-chave.
E confiança se adquire com ações, não com palavras. Antes de comprar um produto
ou serviço, o cliente compra de você. Sua credibilidade, comportamento, alto
astral, enfim atributos pessoais que podem ser desenvolvidos e que fazem toda a
diferença no processo de decisão.
Vendas é uma profissão!
Não
uma etapa de transição enquanto não se consegue algo melhor. De nada adianta
técnicas de vendas, sistemas de CRM ou softwares de gestão se você ainda não
acredita, não gosta ou não coloca um sorriso no rosto ao ir para o seu
trabalho. Não usufrui da informação disponível e faz tudo sempre do mesmo jeito
esperando resultados diferentes.
Em
vendas VOCÊ deve ser o seu maior cliente!
Por Paulo Araujo