Em diversos
segmentos empresariais, industriais e em mercados cada vez mais dinâmicos, a
celeuma e os conflitos são características naturais, pois haverá divergências
de ideias, opiniões, visões, posicionamentos e histórico funcional. Prezar pela
objetividade de assuntos, organização, pontualidade, produtividade e respeito
aos participantes de uma reunião de trabalho, contribui para gerar pensamentos
positivos sobre mudanças necessárias e a aplicabilidade de novas estratégias. A
troca de informações o controle do tempo e o intercâmbio de experiências,
estarão favorecendo positivamente para a coerente tomada de decisões
estratégicas, gerando maior comprometimento nos acordos firmados durante uma
reunião produtiva de trabalho.
A participação revela o interesse pelo assunto -
Como a pior decisão é não adotar decisão alguma, a participação com sugestões,
opiniões e apontamentos durante uma reunião de trabalho revela interesse pelo
assunto, permitindo ao líder constatar pró-atividade em gerar resultados. Além
de negativo, ficar durante uma reunião conversando paralelamente com outro
colega demonstra desatenção e desinteresse. Quando este fato ocorre, o líder
deve chamar o participante pelo nome através de um ato gentil para gerar uma
mudança de atitude. A sua convocação para participar da reunião demonstra que
suas ideias e sugestões são importantes e interessantes, desta maneira,
valorize a sua participação observando a relevância de saber ouvir e falar no
momento correto.
Realizar o convite por e-mail - Por permitir rápida
comunicação e coerência com os avanços tecnológicos, o convite para participar
de uma reunião de trabalho pode ser encaminhado através de um e-mail.
Entretanto, é fundamental observar que, antes de apertar o botão
"enviar", é necessário destacar o assunto principal que será abordado
na reunião e também revisar atentamente a mensagem observando a data, o local e
o horário da reunião, coibindo inclusive erros gramaticais e palavras
equivocadas. Para gerar maior comprometimento nas reuniões de trabalho, a
presença de pessoas relacionadas ao conteúdo será imprescindível e desta
maneira, além da confirmação de leitura da mensagem, lembre de incluir uma
pergunta sobre alguns itens do conteúdo que será abordado neste encontro. O
destinatário terá conhecimento do assunto a ser abordado, horário de início e consequentemente
estará com maior compromisso em participar da reunião.
Não seja prejudicado pelo tempo - Pela ausência de um
planejamento e falta de uma sequência cronológica dos assuntos que serão abordados
em uma reunião de trabalho, há a impressão que o tempo esgota rapidamente e que
metade dos assuntos não são comentados. Para evitar que sua reunião seja
prejudicada pelo tempo, faça o registro das informações da reunião em uma
agenda ou em uma folha devidamente preparada com antecedência, contando com uma
introdução da data, horário, participantes e tema central da reunião para
posterior arquivo. Programe um tempo para cada assunto, compartilhe os assuntos
de maneira a evitar que algum participante se torne o centro das atenções, bem
como, algum outro participante se omita de tudo o que está sendo comentado. É
imprescindível realizar o registro dos assuntos que foram abordados e que foram
acordados para, posteriormente, não cometer o equívoco de responder: "Eu
não sabia nada sobre este assunto!".
Com o intuito de realizar uma reunião de trabalho mais
produtiva e participativa, utilize uma breve dinâmica, de acordo com a
disposição do ambiente, das cadeiras e das mesas. Outra dica interessante é
iniciar a reunião com um pensamento motivacional para gerar uma reflexão. Ao
realizar o convite aos participantes, deixando evidenciado o motivo da reunião
e coibindo não ser prejudicado pelo tempo, o desempenho, a produtividade e o
envolvimento dos assuntos a serem tratados, estarão permitindo dinamismo e
maior comprometimento.
Por Dalmir Sant'Anna