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Fidelidade ou Lealdade dos seus Clientes?


Publicada em 03/03/2019 às 09:00h 


Em um mundo com tantas opções e possibilidade de experimentações é possível, ou melhor, é viável ser fiel a alguma empresa ou marca? 


Conquistar a fidelidade do cliente é o sonho de 100 em cada 100 empresas que conheço, mas entre o sonho a realidade existe um longo trabalho a ser realizado. 


Programas de fidelização são sempre bem vindos, mas acreditar que o cliente só irá comprar da sua empresa é uma estratégia perigosa em meio a tanta competitividade. 


Tão ou mais importante do que ter o cliente fiel é ter um cliente leal.


O cliente leal, por várias razões, não comprará só de você, afinal fidelidade pressupõe uma obrigação de comprar o que nem sempre irá acontecer. 


Já a lealdade é uma questão de princípios e de valores, é uma questão de confiança conquistada. Eis aí o x da questão: o que sua empresa faz para conquistar a confiança dos seus clientes? Seus valores são sólidos? Cumpre o que promete? 


Os produtos estão cada vez mais equivalentes, mas a sua relação com o seu cliente pode e deve ser diferente. A cultura da sua empresa deve ser baseada no foco no bom atendimento e principalmente em agregar valor ao seu cliente. 


Sua empresa ajuda o seu cliente em quê? Existe para quê? 


Clientes leais, em um ou outro momento não compram, mas contam os motivos da escolha pelo outro, torce pela sua empresa, contribui e quando preciso reclama para que o seu processo seja continuamente aperfeiçoado. Clientes leais sempre compram de você na medida do possível. 


Portanto chega de frustração quando aquele cliente o troca por outro e trate de ter um bom método onde o pós-vendas e levantamento das necessidades tenham um papel de destaque junto ao seu cliente. Lealdade presume admiração, respeito, sinceridade, gostar genuinamente um do outro. É algo que se conquista lentamente por meio de ações de longo prazo.


Fidelidade do cliente prevê cláusulas contratuais, obrigações, vantagens bem definidas, mas não garante crescimento sustentável. 


A pergunta que precisa ser respondida é essa: 


O que sua empresa faz para conquistar a lealdade dos seus clientes? 

Por Paulo Araujo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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