Conquistar
um atendimento extraordinário não é tarefa fácil. Exige compromisso e
entendimento de que essa é uma responsabilidade de todas as pessoas, que fazem
parte do time da empresa. Perceba que, um excelente atendimento não é uma ação
isolada para auxiliar o cliente na compra, mas um compromisso que envolve toda
a equipe para gerar mais resultados. Não há como a equipe comercial realizar um
extraordinário atendimento, se ao chegar ao setor de crediário, o cliente
encontra falta de vontade, mau humor e intolerância. Fazer o cliente voltar
mais vezes é resultado direto do atendimento oferecido, por todas as pessoas
que fazem parte do seu negócio. Observe os itens abaixo e procure assumir o
compromisso de deixar para o concorrente, fatos, ações e experiências
negativas.
Deixe
a burocratização para seu concorrente - Cheguei de madrugada, em um hotel no
litoral da Bahia para apresentar palestra, em uma convenção de vendas.
Expliquei ao recepcionista do hotel que o voo atrasou, estava bastante cansado
e solicitei a possibilidade de preencher o formulário posteriormente. Qual foi
a resposta? Recebi um "não", o mais rápido que você possa imaginar.
Se pelo menos, o hotel ligasse, no dia do meu aniversário para dar parabéns, já
seria um motivo para entender a exigência de tantas informações naquele
formulário. Qual a dificuldade em reduzir a permanência do cliente na recepção?
Se na sua empresa, o cliente precisa preencher um extenso formulário, elimine
dados desnecessários. Deixe a burocratização para seu concorrente e perceba na
prática, que as pessoas estarão reagindo de maneira positiva, sempre que você
valorizar e otimizar o tempo do cliente.
Deixe
as desculpas para seu concorrente - Ao exercer um cargo de liderança, não
permita que uma situação de risco, equívoco ou devolução de mercadoria, seja
corrigida no futuro. O tempo é veloz, dinâmico e exigente. Não deixe para
amanhã a correção de algo que ocorreu de maneira negativa. Procure assumir com
todo o seu time, o compromisso de deixar as desculpas para seu concorrente.
Coloque em prática os 3R's a seguir: Relacionamento, Resultado e Recomendação.
Busque valorizar o relacionamento com o cliente, lembrando que o resultado do
atendimento gera uma recomendação. Quanto maior a sua dedicação,
comprometimento, capacidade de superação e desejo para surpreender, com ênfase
nos resultados, mais o seu desempenho torna-se evidente. Faça a seguinte
reflexão: Se cada cliente que você possui, indicar o seu trabalho para mais uma
pessoa, qual é o resultado? O dobro do que você tem hoje. Vamos tentar?
Disponha
colocar em prática, os itens acima e perceba que atendimento não é somente
falar, mas fazer acontecer. Todas as pessoas do seu time podem contribuir para
fazer acontecer algo a mais, melhorar o atendimento, aumentar o relacionamento
e intensificar a fidelização do cliente. São pessoas que fazem a diferença no
atendimento. Quando há cooperação, torna-se mais compreensível o entendimento,
de que uma meta é de todos. Faça um excelente trabalho de relacionamento, mesmo
quando não há ninguém olhando e, deixe para o seu concorrente a catástrofe de
um atendimento ineficaz.
Por Dalmir
SantAnna