Todos nós, pessoas e
empresas, temos pontos fortes e pontos frágeis. Muitas pessoas e empresas,
preocupam-se somente com seus pontos fracos. Essas pessoas e empresas pensam,
errôneamente, que os pontos fortes não precisam ser cuidados, pois que eles já
são fortes e, portanto, se auto sustentam. Ficam fixados nos pontos fracos, nas
fragilidades, com grande ansiedade para querer corrigí-los. Dando extrema
atenção aos pontos fracos e deixando de reforçar os pontos fortes, pessoas e
empresas acabam perdendo seus identificadores positivos.
Na sua empresa, faça um diagnóstico sincero e profundo de seus pontos
fortes, seus identificadores positivos, do ponto de vista dos clientes,
fornecedores, funcionários, concorrentes e comunidade. Tente descobrir quais
são as suas reais forças, seus reais talentos. Em seguida, elabore, com sua
equipe, projetos específicos para REFORÇAR CADA UM DOS PONTOS FORTES. A ideia é
a de que a sua empresa fique cada vez mais forte, naquilo que ela já é
excelente e que você faça mais aquilo que você sabe fazer melhor.
Reforçando os pontos fortes e identificadores positivos, toda a sua
empresa irá trabalhar num clima de positividade muito grande. E os pontos
frágeis, serão atacados dentro de suas realidades, porém sem nunca esquecer os
pontos fortes. Um restaurante famoso e conhecido pela sua carne, deve ser cada
vez melhor em carne - o seu identificador positivo - ao invés de ficar o tempo
todo tentando servir o melhor peixe ou a melhor pizza. Por certo existirá outro
restaurante cujo identificador positivo seja o peixe ou a pizza. Da mesma
maneira sua empresa. Da mesma maneira, você como pessoa. CONHEÇA SEUS PONTOS
FORTES E REFORCE-OS. Esse é um dos segredos do sucesso.
Pense nisso. Sucesso!
Por Luiz Marins