Com muita frequência os estagiários são vítimas de
assédio moral. Como o desejo de serem efetivados no emprego fala mais alto do
que o desejo de vingança via indenização judicial, ficam ali sofrendo calados;
mais por ignorância do que por necessidade. São constantes os pedidos de ajuda,
por isto resolvi universalizar o meu conselho aos adolescentes estagiários que
estão pedindo socorro.
Todos nós vivemos momentos de
insegurança, isto pode ser mais intenso na adolescência. Não se leve tão a
sério e tão pouco leve a sério as piadas de mau gosto dos colegas. Ao dar
excessiva importância ao que eles dizem, mais eles "pegarão no seu pé".
Lembre-se que não existe sentimento de
superioridade, somente o de inferioridade. Quando alguém tenta ser superior aos
outros, isso é uma clara evidência de que esta pessoa abriga sentimentos
de inferioridade não resolvidos.
Não temos controle sobre o que os outros
pensam, e sim sobre o que nós pensamos. Lembre-se sempre: pensamentos geram
sentimentos, que geram comportamentos. Desconfie de que os outros podem ter
problemas, não somente você. Substitua os pensamentos negativos por positivos.
Repita coisas positivas. Confie
mais em si mesmo. Leia livros de autoajuda. Leia a Bíblia, o livro mais
lido do mundo, principalmente o Evangelho de São João no Novo Testamento e os
livros de Salmos e Eclesiastes do Velho Testamento.
Estagiário é o famoso "faz
tudo".
Quando possível, leia o livro de Dale
Carnegie - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas. Se puder investir um pouco
mais, faça o curso de Liderança e Fala Eficaz realizado por franqueados do
autor, se houver em sua região.
Faça parte de grupos de música, teatro
ou dança conforme as suas inclinações. Realize cursos rápidos de desinibição e
oratória assim que tiver oportunidade. Os mesmos são realizados normalmente
pelas associações comerciais, centro de diretores lojistas e sindicatos.
Ninguém nasceu sabendo. Procure fazer o
que é certo. Seja comprometido. Sorria mais. Elogie sinceramente as
pessoas. Ande de cabeça e ombros erguidos. Procure olhar nos olhos quando falar
ou cumprimentar as pessoas. Tenha um aperto de mão firme. Grave e chame as
pessoas pelo nome. Mostre interesse pelas coisas delas e por elas. Pergunte
mais do que fala, pois "pessoa interessante é pessoa interessada". Lembre-se
que quem domina uma conversa é quem pergunta.
Peça ao seu líder ou responsável pelo
departamento um retorno de como está se saindo no trabalho e o que pode
fazer para melhorar. Ou para ser mais útil para o setor, equipe ou
empresa. Raramente alguém faz isso! Com certeza esta atitude será
valorizada.
"Caminhe a segunda milha", ajude sempre
que possível os colegas ou quem estiver precisando de ajuda. Se possível não
saia do trabalho no final do expediente sem antes perguntar para o responsável
imediato ou colegas com quem se relaciona funcionalmente, se precisam de
mais alguma coisa ou ajuda. Torne-se útil, que com certeza irão
querer ter você por perto e promoverão a sua permanência na empresa.
Se mesmo assim não fores efetivado, não
fique triste; pois se não souberem reconhecer o seu comprometimento,
empenho e boa vontade, com certeza esta empresa não é um bom lugar para se
trabalhar. Tenha fé, bata a poeira e vá em frente em busca de outras
oportunidades, e podes ter certeza que muitas portas se abrirão para você.
Por Soeli
de Oliveira