Várias
empresas participam do Feirão Limpa Nome em todo o País
Consumidores brasileiros em situação de inadimplência terão
até o dia 31 de março para renegociar dívidas, aproveitando descontos que podem
chegar a 90% do valor total. A oportunidade ocorre por conta do Feirão Serasa
Limpa Nome, em andamento na internet (www.feiraolimpanome.com.br) desde o dia
11. Ontem pela manhã, a empresa iniciou atendimento presencial junto à
população que precisa regularizar o nome no cadastro de informações de crédito
em todas as suas mais de 30 agências espalhadas pelo País. Segundo informações
do gerente de Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini, o evento de
renegociação de dívidas tem como meta realizar mais de 1,5 milhão de acordos
até o final deste mês.
"Sabemos que o começo do ano é difícil - por isso,
repetimos essa edição trazendo novas oportunidades para que mais pessoas possam
colocar suas contas em dia", acrescenta o gerente do Serasa Limpa Nome,
Lucas Lopes. Ele destaca que o Feirão Serasa Limpa Nome facilita o processo de
renegociação de dívidas em um único local, economizando tempo daqueles que
possuem dívidas e garantindo segurança e validade da oferta. "Empresas (ao
todo, 15) como Itaú, Santander, Ativos, PagSeguro, Renner, Consórcio Canopus,
CredSystem, BMG, Recovery, Tricard, Herval e Hoepers estarão ofertando
oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados e descontos
para a quitação das contas", explica Lopes.
O percentual de descontos na hora da negociação depende das
regras e das ofertas de cada empresa participante do Feirão. "Acaba
ocorrendo de acordo com o 'apetite' do credor de recuperar um dinheiro que já
não estava mais previsto no orçamento." Mas, de acordo com o gerente do
Serasa Consumidor, o pagamento à vista garante um desconto maior. "Ainda que
seja parcelado, vale a pena, pois já insere o consumidor no cadastro positivo
de crédito", ressalta.
Durante a manhã de ontem, o movimento na agência da Serasa em
Porto Alegre foi 80% maior do que o habitual, segundo o gerente de
Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini. Mas, apesar da fila que
ultrapassava a porta de entrada da empresa, o atendimento foi ágil - com espera
de 15 minutos, em média. Entre os consumidores que compareceram à agência, um
conseguiu negociar três dívidas, com 95% de desconto, informa o gerente da
Serasa. O ajuste também pode ser feito diretamente pelo site do evento.
"A plataforma gera economia de tempo, pois o consumidor
pode verificar todas suas dívidas negativadas e, a partir daí, quais poderá
negociar", observa Contini. "É um sistema muito rápido: em minutos, a
pessoa escolhe o valor a ser pago e gera o boleto. Depois, é só imprimir e
realizar o pagamento na rede bancária ou em alguma lotérica."
Para quem prefere atendimento presencial, o horário do Feirão
é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30min, no subsolo da Galeria Chaves
(Rua dos Andradas, 1.438/1.444). Para conseguir sair do evento com acordo
feito, é necessário levar um documento oficial com foto e número do CPF. No
entanto, a negociação só será possível se a empresa credora estiver vinculada à
iniciativa. Cerca de 34% dos gaúchos estão com as contas atrasadas.
Cerca
de 34% dos gaúchos estão com as contas
De acordo com levantamento da Serasa Consumidor, em fevereiro
deste ano, mais de 61 milhões de consumidores estavam inadimplentes em todo o
Brasil. O montante alcançado pelas dívidas nesse período foi de R$ 243 bilhões,
com o valor médio de R$ 3.909,00 em débitos por pessoa. Em Porto Alegre, o
número de inadimplentes foi de 485,8 mil pessoas no mês passado.
"De fevereiro de 2018 para janeiro deste ano, houve
aumento de 3,5% entre os negativados no País", detalha o gerente de
Marketing do Serasa Consumidor, Giresse Contini. Ele revela que um terço desse
passivo está concentrado no setor bancário e de cartões de crédito. "Sem
dúvidas, os principais vilões do endividamento no País."
No Rio Grande do Sul, cerca de 34% das pessoas economicamente
ativas estão com as contas atrasadas. "Esse percentual está dentro da
média nacional", analisa o gerente do Serasa Consumidor, ponderando que
"é um índice alto, que prejudica a economia", uma vez que significa,
também, menos acesso ao crédito.
Contini comenta que, desde 2016, a empresa costuma realizar o
Feirão Limpa Nome presencialmente, durante dois períodos ao longo do ano.
"De lá para cá, percebemos que o endividamento vem crescendo no
Brasil", pontua.
Segundo estudo recente realizado pela Serasa Experian,
atualmente, a maior concentração de consumidores brasileiros negativados tem
entre 41 e 50 anos, representando 19,8% do total. Em segundo no ranking de
participação entre os inadimplentes, conforme a pesquisa, estão pessoas de 61
anos ou mais, que correspondem a 14,8% do total. "A perspectiva é de que,
com a retomada da economia e o aumento da oferta de emprego, esse volume comece
a baixar", comenta Contini.
A última edição do evento nas agências da Serasa Feirão Limpa
Nome ocorreu em novembro do ano passado. "No caso de março, é estratégico,
uma vez que este mês sucede as férias, as festas de Natal e Réveillon, o
pagamento de taxas como IPTU e IPVA, as matrículas escolares, entre outros
custos", reforça o gestor.
Ele alerta que existem "muitos fraudadores no
mercado", e que esta é uma "ótima oportunidade" para quitar
débitos, regularizar o CPF e garantir crédito no comércio e nos serviços, de
forma segura.
Fonte:
Jornal do Comércio RS