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Quero ser promovido(a)!


Publicada em 28/03/2019 às 09:00h 

 Eu sempre afirmei que o maior objetivo de uma empresa é transformar o seu cliente em seu vendedor ativo. Isto porque por melhores vendedores que sejamos ou tenhamos, precisamos que os clientes nos "vendam" a seus amigos, conhecidos, etc. E um cliente só venderá a nossa empresa, a nossa marca, os nossos produtos e serviços, se formos capazes de dar a ele momentos mágicos, isto é, coisas que ele não esperava de nós ou de nossa empresa.


 A mesma realidade é com o cliente interno. Eu só serei promovido em minha empresa se meus "clientes internos", isto é, meus colegas de trabalho, falarem bem de mim, ou me "venderem" para o meu "mercado". Neste caso o "meu mercado" é o meu chefe, o meu patrão, quem poderá sugerir ou fazer ocorrer a minha promoção na empresa.


 Assim como a maior parte das vagas novas numa empresa são preenchidas por indicação de pessoas conhecidas, da mesma forma as promoções dentro de uma empresa ocorrem por indicação de alguém. E num estudo que fizemos, vimos que as pessoas promovidas são aquelas que são "vendidas" (elogiadas) pelos seus colegas de trabalho a seus chefes como sendo pessoas excelentes, comprometidas, colegas leais, etc. E a verdade é que para que alguém "venda" você (isto é, fale bem de você), você precisa ter dar a ela momentos mágicos, isto é, coisas que ela não espera, que nem todos fazem, que as encante, surpreenda, etc.


Fica claro, portanto, que para ser promovido ou promovida, você precisa buscar transformar o seu colega de trabalho - o seu cliente interno - em seu "vendedor ativo", fazendo com que ele ou ela fale bem de voc
ê para as outras pessoas.


Da mesma forma, as pessoas s
ão promovidas quando os clientes externos falam bem dela. Quando os clientes externos elogiam aquela caixa do supermercado ou aquele balconista ou aquele técnico para alguém da empresa em que ele ou ela trabalha, as chances dessa pessoa ser promovida são muito maiores. Gerentes são promovidos a diretores quando seus "clientes internos e externos" falam bem dele para seus chefes.


E nunca se esqueça: as pessoas só nos "venderão" a seus amigos e a nossos chefes e patrões se dermos a elas o que elas não esperam, isto é, se dermos a elas momentos mágicos que as encantem, que as surpreendam.


Muitas pessoas me dizem que gostariam de ser promovidas em suas empresas.


A pergunta que sempre faço é: Qual momento mágico tem um seu cliente (interno ou externo) quando se relaciona com você? Se você não estiver dando ao "seu mercado" momentos mágicos, jamais os outros o promoverão, isto é, farão "promoção" de você. E sem os outros fazendo a sua "promoção", você jamais será "promovido".


Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!

Por Luiz Marins






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
E-mail:
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