Eu
sempre afirmei que o maior objetivo de uma empresa é transformar o seu cliente
em seu vendedor ativo. Isto porque por melhores vendedores que sejamos ou
tenhamos, precisamos que os clientes nos "vendam" a seus amigos, conhecidos,
etc. E um cliente só venderá a nossa empresa, a nossa marca, os nossos produtos
e serviços, se formos capazes de dar a ele momentos mágicos, isto é, coisas que
ele não esperava de nós ou de nossa empresa.
A mesma realidade é com o cliente interno. Eu só serei promovido em minha
empresa se meus "clientes internos", isto é, meus colegas de
trabalho, falarem bem de mim, ou me "venderem" para o meu
"mercado". Neste caso o "meu mercado" é o meu chefe, o meu patrão,
quem poderá sugerir ou fazer ocorrer a minha promoção na empresa.
Assim como a maior parte das vagas novas numa empresa são preenchidas por
indicação de pessoas conhecidas, da mesma forma as promoções dentro de uma
empresa ocorrem por indicação de alguém. E num estudo que fizemos, vimos que as
pessoas promovidas são aquelas que são "vendidas" (elogiadas) pelos
seus colegas de trabalho a seus chefes como sendo pessoas excelentes,
comprometidas, colegas leais, etc. E a verdade é que para que alguém
"venda" você (isto é, fale bem de você), você precisa ter dar a ela
momentos mágicos, isto é, coisas que ela não espera, que nem todos fazem, que
as encante, surpreenda, etc.
Fica claro, portanto, que para ser promovido ou promovida, você precisa buscar
transformar o seu colega de trabalho - o seu cliente interno - em seu
"vendedor ativo", fazendo com que ele ou ela fale bem de você para
as outras pessoas.
Da mesma forma, as pessoas são promovidas quando os
clientes externos falam bem dela. Quando os clientes externos elogiam aquela
caixa do supermercado ou aquele balconista ou aquele técnico para alguém da
empresa em que ele ou ela trabalha, as chances dessa pessoa ser promovida são
muito maiores. Gerentes são promovidos a diretores quando seus "clientes
internos e externos" falam bem dele para seus chefes.
E nunca se esqueça: as pessoas só nos "venderão" a seus amigos e a
nossos chefes e patrões se dermos a elas o que elas não esperam, isto é, se
dermos a elas momentos mágicos que as encantem, que as surpreendam.
Muitas pessoas me dizem que gostariam de ser promovidas em suas empresas.
A pergunta que sempre faço é: Qual momento mágico tem um seu cliente (interno
ou externo) quando se relaciona com você? Se você não estiver dando ao
"seu mercado" momentos mágicos, jamais os outros o promoverão, isto
é, farão "promoção" de você. E sem os outros fazendo a sua
"promoção", você jamais será "promovido".
Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!
Por Luiz Marins