A negociação está
presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas. Negociamos com
nossos filhos, cônjuges e amigos no dia-a-dia, muitas vezes sem percebermos. O
sucesso em vendas está diretamente ligado à capacidade de negociar.
A habilidade de vender
está cada vez mais associada ao sucesso ou fracasso dos empreendimentos.
Constata-se que grande parte das empresas constituídas provém da capacidade
técnica dos empreendedores, mais voltados aos aspectos de produção do que aos
de comercialização. É comum ver-se empresas que têm como "gargalo" impedindo
seu crescimento a falta de capacidade em vendas, resultando nos excessos de
produtos em estoques nas indústrias e na ociosidade nas empresas de serviços,
gerando desiquilíbrio no fluxo de caixa.
Um profissional de
vendas verdadeiramente qualificado não pensa em vender uma única vez ao
cliente. Ele tem consciência do valor do cliente para a perenidade do negócio.
Desenvolve uma postura de solucionador de problemas, alimentando
sistematicamente os clientes com novas informações e soluções, agregando desta
forma valor às relações com os consumidores. Para isso é preciso que o
profissional de vendas:
- Se aperfeiçoe
continuamente
- Conheça e utilize
permanentemente estratégias de prospecção
- Seja organizado e
invista a maior parte do seu tempo na frente de clientes
- Defina formas
adequadas de abordar os diferentes públicos-alvo
- Traga informações
sobre os concorrentes e tendências de mercado constantemente ao gestor de
vendas
- Seja pró-ativo e não
espere que as coisas aconteçam passivamente, antecipando sempre que possível as
necessidades dos clientes
- Desenvolva a
capacidade de persuasão através do conhecimento profundo das necessidades dos
compradores e dos produtos e serviços que vende
Diante das condições
cada vez mais competitivas de mercado, dominar as técnicas de vendas e
negociação significa aumentar a competitividade da organização. Mais
do que a capacidade de vender produtos e serviços é fundamental que as empresas
aprendam a vender a sua imagem, conquistando a confiança e credibilidade de seu
público-alvo. O indivíduo que gosta e se orgulha da profissão de vendas,
conhece e desenvolve os aspectos relacionados com o poder e com a capacidade de
persuasão que distingue um bom de um mau negociador:
Poder
pessoal: Otimismo, persistência, percepção, clareza e dicção, aparência,
postura, comunicação, auto-estima elevada, auto-conhecimento e criatividade.
Poder
externo: Informação, tempo, capacidade financeira, concorrência, risco e
legitimidade.
Vender benefícios: Um
profissional de vendas acima da média sabe que as pessoas não compram produtos
e serviços, mas os benefícios que eles proporcionam. Por isso, não foca seus
esforços de venda apenas nas características e atributos dos produtos e serviços
e sim nos benefícios que os clientes buscam através deles.
Não tem medo de
objeções: Sabe aproveitar as objeções apresentadas pelos clientes e
descobre os verdadeiros motivos que estão por trás de cada uma delas. Muitas
vezes uma importante venda começa quando o cliente diz não. Este é um dos
segredos dos mais bem sucedidos homens de vendas. Sem dúvida, o vendedor que
sabe lidar com as objeções, supera suas próprias expectativas de venda.
Por Soeli de Oliveira