Rafael Bisse, da Souza Cruz, palestrou na
Innovation Week, da ARP
O termo customer
experience, que estuda os impactos das experiências dos consumidores nos
negócios, foi tema de uma das palestras da Innovation Week, promovida pela
Associação Riograndende de Propaganda (ARP) na ESPM-Sul, na quarta-feira, em
Porto Alegre. O executivo da Souza Cruz, Rafael Bisse, disse que, para as
empresas continuarem competitivas, o cliente - mais do que nunca - precisa
estar no centro de tudo.
A relação entre as
marcas e o público mudou, principalmente, por conta da tecnologia, entende
Rafael. Atualmente, o consumidor tem o poder de promover ou detonar um
empreendimento através de seus comentários nas redes sociais.
"Se a gente não estiver
do lado do cliente, vamos ficar devendo e ele vai mudar de empresa, de produto
e nos abandonar", destacou.
Para ilustrar o assunto,
Rafael mostrou no telão do salão de atos da faculdade a imagem de um parque. Um
caminho na grama, formado naturalmente pelo impacto dos pedestres que não
seguiam a calçada de concreto, prova como, muitas vezes, o design passa longe
do que o usuário realmente quer. "É preciso desenhar processos próximos ao
consumidor, não baseado na 'minha' expectativa", afirmou.
Rafael apresentou,
ainda, uma pesquisa da consultoria Gartner, indicando que 85% dos
relacionamentos entre empresas e clientes, até 2020, serão sem intervenção
humana. Ou seja, a clientela está mais autossuficiente, e para atendê-la é
preciso criar sistemas de baixa complexidade e sem burocracia.
Fonte: Jornal do Comércio RS