No mercado atual, além da qualidade dos produtos ofertados, o serviço
prestado ganhou relevância no planejamento estratégico de quem busca
fortalecimento de marca, geração de valor e autoridade no meio de atuação do
seu negócio.
Quando falamos de serviço, falamos de algo intangível e variável de
acordo com a percepção das pessoas envolvidas, e este é o grande desafio para
que a estratégia de marketing de serviços seja um sucesso.
A qualidade da experiência oferecida pelo negócio não depende mais
somente do produto, mas sim de todo o envolvimento e experiência que o consumidor
terá, desde a primeira busca de informações sobre este produto, até a
consolidação de um relacionamento duradouro com este cliente o tornando um
parceiro de negócios.
Entender os desejos e necessidades dos consumidores, para garantir a
satisfação dos clientes é o grande objetivo desta estratégia. Possuir um grande
conhecimento sobre o cliente, produzir e entregar valor em forma de serviço e
contar com pessoas capacitadas para prestar um atendimento diferenciado, são as
peças chaves para isso.
Pensando a estratégia de serviços através dos 7Ps:
1- Produto - todo serviço contém um produto, ou seja, um resultado que
irá gerar valor para o seu cliente. Mesmo que o seu produto seja somente um
serviço, ele precisa ser bem definido dentro da estratégia para que o cliente
possa entender e buscar por ele.
2- Preço - a formação de preço para um serviço geralmente é difícil de
ser mensurado, até porque são levados em consideração fatores subjetivos.
Alguns parâmetros são utilizados para alcançar este valor: ramo de atividade,
valores de mercado, tempo gasto, qualificação das pessoas que prestam o
serviço.
3- Praça - no caso de serviços, é a capacidade de executar a função com
qualidade. Pode-se levar em conta algumas variáveis como local, logística,
prazos e disponibilidade para prestar o atendimento.
4- Promoção - é o momento de estabelecer como será a comunicação com o
público. Definir qual a mensagem, linguagem e quais os meios que serão utilizados
para estabelecer este contato, por exemplo, redes sociais, e-mail marketing,
anúncios.
5- Processos - parte fundamental na estratégia de marketing de serviços é
o momento de definir processos de trabalho eficientes e claros, gerando
confiança de como o serviço é realizado e sempre em busca da superação de
expectativas.
6- Pessoas - foco principal do marketing de serviços. Uma equipe
competente e com qualificação adequada mantém a produtividade e qualidade da
prestação de serviços.
7- Palpabilidade - são as evidências físicas do serviço prestado. É
preciso pensar na divulgação dos produtos e serviços. Como será a apresentação,
desde o design do website, em quais e como será a divulgação nas redes sociais.
O marketing digital como aliado
Ferramentas de CRM e Inbound Marketing permitem analisar o comportamento
e identificar a etapa do funil em que o público se encontra. Desta forma,
poderão ser criadas ações personalizadas de fidelização para cada cliente, para
manter o relacionamento e a oferta de conteúdos que agreguem valor e reforcem a
autoridade da marca.
A produção de conteúdo, além de gerar novos interesses, é uma forma de
trazer engajamento e mostrar como o seu produto ou serviço pode contribuir para
o dia-a-dia dos clientes, ilustrando a sua utilidade em diversas situações. A
oferta de conteúdo também pode ser uma grande aliada nas estratégias de
branding, criando conexões cruciais para que o cliente escolha pela sua marca.
Investimento em ações para gerar tráfego qualificado para atração de
novos clientes e acompanhar a jornada do cliente são também grandes aliados do
marketing digital.
O acompanhamento das métricas e KPIs, com os seus resultados e
performance, é de extrema importância, pois é imprescindível estar antenado a
qualquer mudança que seja necessária sempre de forma proativa, antecipando e
corrigindo a estratégia sempre que surgirem pontos de atenção para manter o
nível do serviço prestado.
Fonte: Jornal do Comércio