Plataforma de
investimentos descobre o perfil do cliente e o molda como conservador ou
arrojado
Uma das palavras
da moda hoje em dia no empreendedorismo é startup. Esse é um modelo de empresa
- geralmente de tecnologia - que está iniciando sua operação no mercado. Estas
companhias ainda não têm seu desenvolvimento completo e, por isso, passam muito
pela fase de pesquisas e de testes e podem ser classificadas como empresas
iniciantes com propostas inovadoras. O espírito empreendedor é uma das
características das startups, que têm como principal meta fazer um trabalho que
foge do comum e pode resultar em um bom lucro. Além disso, é fundamental ter
duas características básicas: modelo de negócios repetível e escalável.
"Para saber se a
sua startup é inovadora, é necessário que as pessoas passem a resolver seus problemas
utilizando seu produto ao invés de resolvê-los da maneira utilizada até então.
Boa parte das startups "morrem" por desenvolver um produto que não resolve um
problema real de clientes, ou atua em um mercado com muitos concorrentes
diretos e não apresentam diferenciais competitivos.", comenta o gestor do
Sebrae RS João Antônio Pinheiro Neto.
Ele lembra que "a
organização tem diversos programas voltados para Startups. Entre eles, estão o
StartupRS Digital, voltado à validação do modelo de negócio e à preparação para
vendas; e o StartupRS Scale que é feito para quem já validou o modelo de
negócio e está em operação e busca estruturar seus processos de vendas para
atingir escala; o StartupRS Agrotech, que é para aceleração e conexão com o
mercado; e o StartupRS Varejo, que acontecerá ainda em 2019". São programas que
trazem soluções e aprendizados para fazer uma startup prosperar.
Case de sucesso
O surgimento das
startups está diretamente relacionado com o crescimento da internet, nos anos
90. Hoje, elas representam uma boa fatia do empreendedorismo brasileiro.
Lembre-se que não basta ter uma ideia na cabeça. É preciso trabalhar muito no
planejamento, antes de colocar tudo em prática e, posteriormente, focar em uma
boa execução do plano sempre ouvindo o cliente. Um bom resultado é a garantia
de atrair investidores.
Nesse contexto
está a startup Warren. Trata-se de uma plataforma de investimentos que descobre
o perfil do cliente e o molda como conservador ou arrojado. A partir disso, ela
cria um objetivo e projeta um modelo de investimento específico para o usuário.
Ela chegou ao Brasil no início de 2017 com a proposta de ser uma nova forma de
investir, fácil, simples e sem grandes taxas como as dos bancos.
Tito Gusmão, um
dos fundadores da empresa, define a Warren como "uma plataforma de
investimentos que faz com que você invista bem". Hoje, os bancos e corretoras
ganham comissão dos produtos que indicam, consequentemente, o cliente acaba
investindo no que é bom para o banco e não para ele.
"Investir bem é
complexo e há muito conflito de interesse. As pessoas que vendem os produtos
ganham comissão. Criamos na Warren um produto completo e fácil de usar que
rompe esse conflito de interesse. Somos a primeira empresa do Brasil com o foco
no cliente. Cobramos apenas 0,5% de gestão ao ano", reforça ele. Pessoas
físicas podem começar a usar a startup com apenas R$ 100. Hoje, a empresa tem
mais de 60 mil clientes.
Fonte:
Sebrae RS