O líder dentro de uma organização torna-se o ponto de
equilíbrio e peça-chave para fazer a diferença e buscar resultados, ele deve
mais que todos acreditar no potencial da empresa e de sua equipe, infelizmente,
podemos notar nas empresas muito bons profissionais que são alçados ao papel de
líderes, mas por inabilidade ou despreparo não conseguem desenvolver esse papel
adequadamente, o que causa muitos problemas para empresa em relação à clima e
resultados.
Assim, só poderá ser agente motivador quem estiver motivado e
partido desse princípio, existem características de lideranças que devem ser identificadas
e potencializadas. Desenvolver essas competências torna-se fundamental para o
sucesso de um líder, resultado da empresa e aumento de sua capacidade de
empregabilidade. Podemos destacar alguns pontos fundamentais para atingir este
objetivo:
O primeiro diferencial é que o líder deve ser um apaixonado
pelo que faz, se isso não ocorre não haverá inspiração e entusiasmo, assim se
quer se tornar um líder, tenha em mente que fazer o que ama e amar o que faz;
Um líder deve ser um profissional em que as pessoas confiem,
por isso deve ser sincero e ter engajamento. Também é importante que demonstre
maturidade com base em experiências passadas e teóricas, pois tem que estar em
busca pela melhoria contínua a reciclagem;
O conhecimento do que faz e a curiosidade de estar buscando
coisas novas é fundamental, assim, o líder deve ser a base de informações e
alternativas, ele deve estar sempre se aprimorando, senão pode virar a
liderança que não é muito respeitas;
Saber arriscar é imprescindível, por isso é fundamental que
se tenha audácia quando necessário e posicionar sua opinião, também é
necessário que se assuma as responsabilidade e culpas;
Autoconhecimento e autocontrole são fundamentais, pois só
olhando para dentro de si, que o líder saberá como agir com os parceiros e os
seus limites. Ter resiliência é fundamental, pois é necessário estar pronto
para mudar de rota sem perder a serenidade e foco, conduzindo sua equipe nas
mudanças que o mercado impõe.
Comunicar bem é fundamental, hoje um dos grandes erros de uma
líder é não saber deixar claro para equipe os caminhos tomados e os motivos, é
preciso saber falar, fazer reuniões e convencer.
Enfim, muito se confunde o líder com o "chefe", mas
ser líder não é apenas coordenam os trabalhos, é preciso aprofundamento sobre o
tema, onde o líder é inspirador, motivador de equipes, demonstrando o caminho a
ser seguido. Com isto, tendem à serem mais respeitados, atingindo a eficiência
e resultados necessários para a produtividade e lucratividade da empresa.
Por Celso
Bazzola - Consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia
e Operação de RH