Nossa
sociedade é infestada de gerentes, chefes, encarregados, supervisores,
capatazes e até feitores. Milhares sonham em ser líderes, mas poucos alcançam
este objetivo. Isto porque não nascemos líderes, precisamos nos tornar. No
universo em movimento em que vivemos, o que não cresce, atrofia. Ficar limitado
apenas ao sonho ou desejo não leva ninguém a lugar algum - é preciso ação. A
vida é bela, mas é breve e quem não sabe onde está e nem para onde vai,
consequentemente passa a existência perdido.
O ser humano
nasce com um potencial fantástico, porém o que uma pessoa pode ser ela precisa
se tornar. Antes de sermos líderes de outros, temos de ser de nós mesmos, para
assim desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para
exercer com maestria o papel de liderança.
É muito
diferente a conduta de um chefe e de um líder:
- O líder
aconselha, o chefe determina.
- O líder
inspira entusiasmo, o chefe impõe pelo medo.
- O líder
diz "nós", o chefe diz "eu".
- O líder
foca nas pessoas, o chefe nas tarefas.
- O líder
contempla o futuro, o chefe o passado.
- O líder
eleva cada colaborador a líder no que faz, o chefe centraliza as decisões.
- O líder se
preocupa com a missão, valores e pessoas; o chefe com resultados imediatos e
aparentes.
Ser líder
requer conhecimento de si mesmo, da equipe e do negócio. O primeiro check-up e
adequação a ser feita é com relação à pessoa do líder. Isto envolve a imagem,
postura, aparência, crenças, hábitos e energia; e também aprimoramento,
conhecimento, entender de gente e de relacionamento.
O
segundo ckeck-up diz respeito à equipe: sua imagem, postura,
aparência, crenças, hábitos, perfis, gostos, preferências e interesses. O
terceiro é relacionado ao negócio e envolve os níveis de paixão, afinidade,
conhecimento, crenças, envolvimento, história, cultura, filosofia, regras do
jogo, benefícios e processos da instituição.
Para ser
líder, além da competência técnica é preciso entender de gente. James Hunter,
autor do famoso best-seller "O Monge e o Executivo", define liderança como "a
habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando
atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum". Atingir estes
objetivos requer uma boa capacidade de relacionamento e de comunicação.
Relacionamento
implica em entender de pessoas e saber se comunicar. Especialistas afirmam, a
partir de pesquisas, que 86% das demissões de gestores têm como causa a falta
de competência pessoal e não de competências técnicas. Já a comunicação é a
capacidade de se fazer entender. Para isso, é fundamental falar na linguagem
dos ouvintes, pois a responsabilidade de se fazer entender é de quem comunica.
Comunicação
não é o que se diz, é o que a outra parte entende. Quem pensa que precisa ler o
dicionário para ser um bom comunicador está redondamente enganado, pois
comunicação é 7% palavras, 38% tom de voz e 55% fisiologia (linguagem
corporal).
Liderar envolve mudança. O papel do líder numa instituição é levar a
empresa, departamento ou setor, de um ponto "A" para um ponto "B". Isto é,
partir de um estado atual e chegar a um estado desejado. Para isto, muito
contribui o desenvolvimento das capacidades de organização e planejamento.
Fatores como objetivos, metas, mudanças, recursos, ferramentas e processos
fazem parte da rotina de um bom gerente.
Só é líder
eficaz quem atinge os resultados desejados. Uma empresa somente consegue pagar
as suas contas e investir se obtém resultados, e não com as boas intenções ou
justificativas esfarrapadas dos que têm a responsabilidade de comandar.
Líder que é
líder de verdade, quando atinge os objetivos divide os méritos com a equipe, e
quando fracassa assume inteira responsabilidade.
Por Soeli de Oliveira