O conceito de Funil de Vendas ou Pipeline surgiu em 1898 quando o
publicitário americano Elias St. Elmo Lewis desenvolveu um modelo cujo objetivo
era mapear a trajetória do cliente dentro de um determinado processo de vendas.
O Funil de Vendas é uma técnica derivada do famoso modelo AIDA,
lembra ela?
De forma resumida:
Atenção - fazer com que seu púbico saiba que sua empresa, produto ou
serviço existem.
Interesse - como criar ou descobrir a intenção de compra.
Desejo - despertar a vontade de comprar no cliente.
Ação - fazer efetivamente com que compre o produto ou serviço em
questão.
No decorrer do tempo essa técnica evolui muito e hoje é extremamente
utilizada em Softwares de CRMe em técnicas na venda de produtos digitais. Mas
calma, essa técnica pode ser aplicada em qualquer tipo de produto ou negócio, e
seu uso só traz benefícios e foco para quem a utiliza.
Gosto de comparar o Funil de Vendas com um semáforo. Todo mundo sabe o
que as cores vermelha, verde e amarela significam. Então que tal aproveitar
esse conceito e mapear os seus processos de vendas para aumentar a sua
competitividade? Vamos saber um pouco mais?
Cerca de 90% dos profissionais
de vendas não respeitam ou não prestam atenção ao uso correto das etapas da
venda e o método adequado para fechamento do negócio.
É muita coisa, não é mesmo?
Assim com o Funil de Vendas desenhado e o processo todo especificado
fica fácil o vendedor saber qual argumentação ou gatilho utilizar para
despertar o interesse do seu cliente.
Isso significa menos vendas perdidas e mais dinheiro no seu bolso!
O Pipeline é perfeito para
gerencias as oportunidades de negócios.
Cotação, proposta, orçamento, enfim não importa o termo, o que importa é
como sua equipe de vendas visualiza no seu dia-a-dia de maneira fácil como
manter o foco nos clientes que já demonstram desejo em comprar.
Mesmo as oportunidades perdidas trazem informações importantes para
melhorar as ações ou argumento de vendas.
Veja o exemplo de Funil de Vendas para uma oportunidade em aberto:
Etapa 1 - Apresentação do Produto
Etapa 2 - Negociação de valores e prazos
Etapa 3 - No aguardo da decisão final
Etapa 4 - No aguardo da liberação do financiamento
Claro, existem processos de vendas mais técnicos e longos ou o seu
contrário, o Funil de Vendas ajuda o vendedor a estar mais atento aos negócios
e suas etapas para o fechamento do negócio.
Taxa de conversão reais.
Com o Funil de Vendas fica fácil saber quantas oportunidades se tornaram
pedidos de vendas, ou quantas foram perdidas e por qual motivo.
Com a taxa de conversão individual e da equipe o gestor pode dar um
treinamento e feedback muito mais qualitativo para o seu vendedor.
Saber onde acertamos e erramos são os passos iniciais para promover melhorias
e mudanças efetivas na área comercial.
Processos de vendas
meticulosamente estudados.
Gosto de utilizar o Funil de Vendas nos processos de:
Prospecção,
Recuperação de Clientes, e;
Aumento de Vendas nos Clientes Atuais.
Lembre-se que pensar somente em aumentar as vendas é um pensamento
generalista e que não leva a lugar algum. Seja mais específico e defina as
etapas relacionadas ao status de cada cliente, seja ele prospect, ativo ou
inativo.
Treine a equipe de vendas para demandar tempo e esforço diariamente em
cada categoria de clientes de acordo com a etapa em que cada cliente está em
seu funil. Hoje existem diversos Software de Vendas ou aplicativos que ajudam a
criar e controlar o Pipeline de vendas.
Faça uma pesquisa rápida no Google e você terá muito conteúdo sobre o
tema.
Imagine um funil. A técnica tem esse nome por lá em cima na boca tem
todo um universo de potenciais clientes, mas lá para chegar até o fim do funil
existe todo um caminho para efetivamente se tornar um cliente.
Treinar a sua equipe de vendas a conhecer a jornada do seu cliente e
formas de conquistá-lo e imprescindível para quem deseja vencer a concorrência,
encantar os seus clientes e ser uma referência no mercado.
Por Paulo Araújo