Um negócio
escalável está diretamente relacionado a reproduzir, em larga escala, aquilo
que proporciona maior retorno financeiro
Todos os dias
surgem empreendedores com a ideia de criar um negócio escalável, aquele que
gerará grandes lucros com pouco investimento num curto espaço de tempo. Provavelmente,
você é cliente de muitos negócios escaláveis e nem sabe.
Como o próprio
nome diz, um negócio escalável está diretamente relacionado a reproduzir - em
larga escala - aquilo que proporciona maior retorno financeiro, sem investir
muito tempo ou dinheiro no processo. Em outras palavras, eles trazem um maior
lucro com menos esforços e menos estresse. Criar um negócio assim é,
evidentemente, o sonho de todo empreendedor.
Não existe hoje
uma "fórmula do sucesso" para o negócio escalável. Há, porém, algumas
estratégias que auxiliam a potencializar os resultados. Entre elas, estão
validar sua estratégia, sintetizar processos para que o negócio possa fluir sem
que o empresário esteja presente 24 horas por dia, fazer melhorias contínuas,
mas com cuidado para que a inovação não perca a essência da escalabilidade.
É importante
também replicar as ideias. Nesse sentido, os modelos de franquia podem ser
opções. Nelas, os franqueados adquirem, além da concessão da marca, um modelo
de gestão e processo funcional. Para ajudar o empreendedor que quer crescer, o
Sebrae RS tem um projeto chamado Franquias RS. Ele é voltado para pequenas
empresas que visam o modelo de franquias como um canal de expansão.
Segundo o gestor
do projeto no Sebrae RS Rodrigo Baierle, o acompanhamento do Sebrae possui três
etapas. "Primeiro, é o de análise de franqueabilidade, em que o empresário é
orientado sobre o cenário e seu papel como franqueado. Assim, é avaliado se o
modelo de negócios possui as características para se tornar uma boa franquia.
Depois, é feita a estruturação da franquia. Nessa etapa, a empresa que já
validou o modelo e o empresário decidiu franquear, recebe atendimento para
transformar a marca em Franquia. Por fim, é trabalhada a expansão da rede de
franquia, em que a empresa passa por um processo de orientação, divulgação e
venda da franquia" comenta Baierle.
Foi o que
aconteceu com a Espetiño, de Santa Maria. Ela é uma empresa jovem que, através
do foco no mercado da gastronomia, trabalha as questões de inovação e de gestão
da empresa, além de estar desenvolvendo projetos de franquia para expandir para
outros municípios do Rio Grande do Sul.
A empresa fez
parte da primeira turma do Franquia RS, em 2016. Hoje, estão na fase de
expansão. A partir do projeto, abriu a primeira unidade franqueada, em Santa
Maria e outra unidade em Chapecó, no ano passado. "Temos consciência que isso
só está acontecendo por causa do projeto, com a capacitação dos profissionais
do mercado. O Sebrae está sendo fundamental para isso. Queremos abrir mais duas
unidades ao longo do ano", projeta o sócio-proprietário da Espetiño, Maiko
Palharini.
Fonte:
Sebrae RS