Tenho uma amiga, que é
proprietária de um salão de beleza. Quando ela observa, que no estacionamento,
há alguém aguardando um cliente, solicita a uma funcionária para servir um chá,
café, água ou suco. Interessante, não é mesmo? Quantas vezes você acompanhou
uma pessoa e acabou esquecido dentro do automóvel em um estacionamento, na
recepção de um hotel ou, na sala de espera de um consultório, sem o mínimo de
atenção. Na sua empresa, o que você e sua equipe estão fazendo para surpreender
seu cliente no atendimento? Elaborei uma expressão para mostra que, no
atendimento é preciso R.I.R.: Respeito, Inovação e Reconhecimento. Vamos tentar
colocar em prática?
RESPEITO - Quando o gerente de uma agência
bancária levanta da cadeira e, de pé realiza o cumprimento a um cliente que
chegou, demonstra respeito, cordialidade e simpatia. Mostra com esse
comportamento que a pessoa a sua frente é importante. Ao contrário de ficar
digitando enquanto fala com o cliente pessoalmente, ou pior ainda, conversar ao
telefone e apertar a mão de alguém, use de empatia e responda a pergunta: Você
gostaria de receber o atendimento que está oferecendo? Lembre sempre do que
disse o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare: "É mais fácil obter o
que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada".
INOVAÇÃO - Você se acha uma pessoa criativa?
Quanto? Em uma escala de zero a dez, sendo zero o mínimo e, dez o máximo, qual
é a sua resposta? Respondeu a pergunta? Agora faça a seguinte reflexão. Quanto
desse percentual você coloca em prática? Há pessoas que dispõem de uma
capacidade expressiva para inovar, mas ocultam seus talentos. Inovar no
atendimento é algo essencial. Pode ser uma ligação telefônica, no dia do
aniversário para homenagear seu cliente, o desenvolvimento de um cartão de
fidelidade, ou ainda, um contato de pós-venda. A cada novo ano, a tendência em
inovar é mais necessária e, como enfatiza Machado de Assis: "Há pessoas que
choram por saber que as rosas têm espinho, há outras que sorriem por saber que
os espinhos têm rosas!"
RECONHECIMENTO - Tenho a sensação de que a ação
de agradecer foi colocada na última página do manual de vendas e, poucas
pessoas chegam a ler. Reconhecimento é um ato sublime na área comercial que
reforça gratidão. Valorize mais seu cliente. Coloque em prática frases de
reconhecimento como: Somos gratos por confiar na nossa empresa; Volte sempre;
Aguardamos sua volta; Agradecemos sua confiabilidade; Conte sempre comigo. O
poeta gaúcho Mário Quintana ensina: "O sorriso enriquece os recebedores sem
empobrecer os doadores". Um sorriso com cortesia é capaz de oferecer resultados
imensuráveis e ser um multiplicador do seu profissionalismo.
O atendimento é muito comentando em
treinamentos, entretanto, na prática deixa a desejar pela ausência do R.I.R.
Faça uma revisão constante das suas ações, comportamentos e maneira de
conversar com o cliente. Use com maior frequência, palavras de cortesia e
maximize seus resultados com Respeito, Inovação e Reconhecimento. Lembre-se do
que minha amiga faz, pelas pessoas que estão aguardando no estacionamento do
salão de beleza. Para você pode representar algo simples, mas para o cliente
algo diferente. Coloque em prática na sua empresa a ação de R.I.R. durante um
atendimento e conquiste resultados surpreendentes. Vamos tentar?
Por Dalmir Sant'Anna