Erga as mãos para os céus e agradeça a Deus caso você pertença ao grupo
de vendedores que vendem continuamente para os mesmos clientes. É uma
oportunidade única para em cada contato inovar no atendimento, oferecer algo
diferente e fazer com que o seu cliente sinta que a sua única preocupação é
trazer prosperidade para ambos os negócios.
O problema é que muitos profissionais que estão nesta situação não
percebem do quanto são afortunados e acreditam que basta aparecer continuamente
e verificar se o cliente precisa de alguma coisa que tudo está resolvido. E
assim cada visita se torna como o replay de um jogo de futebol e a mesmice
impera nesta relação. Muitos são tiradores de pedido e o cliente detesta este tipo
de profissional.
Veja as diferenças entre o consultor e o tirador de pedidos.
O tirador de pedidos...
- mostra o produto
- dá a entender que sabe
- hesita e foca no preço
- tenta vender
- fala o que der na cabeça
- foco no curto prazo
- está empregado
- foca na comissão
Já o consultor de clientes...
- mostra a solução
- é referência no que faz
- é confiante e foca no valor
- o cliente aceita sua recomendação
- mede cada palavra
- foco no longo prazo
- é empregável
- foca na remuneração
O que você pode fazer de diferente para sair do estágio de vendedor
tirador de pedidos para o de vendedor consultor?
Faça o diagnóstico do cliente.
O comprador e sua equipe também têm metas. Você sabe quais são? Seja
empático e pergunte o que você pode fazer para que as metas sejam atingidas. Dê
um passo adiante e faça uma análise detalhada do que seu cliente realmente
necessita. Descubra o que ele ainda nem sequer sabe que existe e traga novas
soluções alinhadas com as políticas e diretrizes do seu cliente.
Anote os produtos do seu mix
que ele não usa.
Faça uma relação de todos os produtos do seu mix que ele não compra e
estipule uma meta para que aos poucos passe a comprar. Vá a fundo nesta questão
e descubra a verdadeira objeção. Tenha na ponta da língua quais são os produtos
similares que sua empresa vende.
Estude os concorrentes que
vendem para o seu cliente.
Não basta saber quem é o seu maior concorrente, tem que saber qual é o
seu maior concorrente naquele cliente. Anote preços, condições de pagamento,
prazos de entrega e as principais diferenças entre os produtos. Assim você terá
mais condições de argumentar, comparar desempenho e mostrar em qual ponto
exatamente sua empresa é melhor que a do outro.
Visite e conheça os
influenciadores.
Todo processo de compra tem o decisor e o influenciador. Descubra no seu
cliente quem é o usuário, não só quem faz as compras. Entenda o processo
produtivo, suas dificuldades, gargalos e não perca de vista o que é real do que
é o desejado. Conheça a fundo tudo o que cerca o negócio do seu cliente.
Criar e manter um bom relacionamento com o cliente é como a promessa de
casamento feita perante o altar. Basta você ser leal e ético, descobrir suas
necessidades com o mercado aquecido ou em crise, apoiar na alegria ou na
tristeza em todas as visitas que tudo acabará com o mesmo final das histórias
infantis onde os protagonistas são felizes para sempre.
Por Paulo Araújo