O sucesso
tem seu preço. Por certo você já ouviu falar que sucesso só vem antes do
trabalho no dicionário, pois na ordem alfabética o "s" vem antes do "p". Para
um profissional liberal ser bem-sucedido, precisa entregar aos seus clientes
produtos e serviços de valores superiores aos prestados pelos concorrentes.
Para se
destacar num mercado de hiperconcorrência, é preciso um "pacote de
diferenciais". Não basta apenas obter um diploma com distinção e dispor de
recursos financeiros para montar um consultório ou escritório com a última
tecnologia que existe no mercado. Os consumidores também levam em conta
elementos intangíveis na hora de escolher um prestador de serviços. Quatro
deles são considerados básicos:
Comportamento: Expresso pela autoconfiança, firmeza, clareza, olho
no olho, atenção, cordialidade, demonstração de preocupação com o sucesso dos
clientes.
Evidências Físicas: Os sinais externos que reforçam a sua competência,
eficiência e eficácia profissional.
Referências: É o boca a boca, reconhecido como a mais eficiente
ferramenta de promoção. Depoimento de quem já experimentou e comprovou sua
competência.
Agregar valor: É fundamental para aumentar o grau de satisfação
dos clientes. E, como se pode agregar valor aos serviços profissionais? O
caminho mais curto é perguntar para os clientes o que eles querem.
Mas afinal,
o que os clientes querem?
1. Querem
ser tratados como únicos, exclusivos, e não como apenas números
2. Querem
ser acolhidos, atendidos e ter suas necessidades resolvidas
3. Não
toleram ser enganados
4. Querem
receber explicações claras e corretas sobre os produtos e serviços que estão
adquirindo
5. Querem
receber o que lhes foi prometido
6. Valorizam
serviços de acompanhamento e pós-venda
7. Dão ao
tempo - de entrega, de resposta, de atendimento, etc. - uma importância cada
vez maior
8. Caso
ocorra algum problema ou reclamação, esperam ser atendidos rapidamente por
alguém com competência para resolver a situação
9. Querem
ser recompensados pela sua fidelidade, obtendo vantagens ou descontos
10. Querem
pagar o preço justo, considerando a concorrência e a qualidade do bem ou
serviço que está sendo adquirido
11. Comparam
e avaliam a relação custo-benefício. Não hesitam em mudar de produto,
fornecedor ou serviço quando percebem mais vantagens num concorrente.
Agindo assim
o profissional estará praticando os conceitos de marketing de serviços buscando
a satisfação das necessidades dos clientes através do processo de troca.
Por Soeli de Oliveira