"Professor, o problema
não é de conhecimento. O que falta é berço", disse-me a empres
á
ria ao
relatar os problemas que estava enfrentando em rela
çã
o
à
s
pessoas em suas empresas. "S
ã
o pequenas coisas que deveriam
ter sido ensinadas em casa ou na pr
é
-escola",
desabafou. Fizemos uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme
diferença para melhorar o clima de uma empresa:
1. Lembre-se sempre de dizer "com licença"; "por favor" e "obrigado",
mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito
amigo;
2. Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
3. Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite
usar esses meios para assuntos particulares;
4. Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e
agradecer;
5. Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o
sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de
café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
6. Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai
pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
7. Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
8. Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado
para não ofender as pessoas;
9. Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num
ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
10. Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e
escrever. Não seja rude.
São coisas simples que
farão uma enorme diferença para que o clima de sua empresa favoreça a
produtividade e a excelência.
Pense nisso.
Sucesso!
Por Luiz Marins