Confira dicas de softwares de relacionamento com o
cliente que são bem avaliados no mercado brasileiro
Atualmente é muito difícil visualizar uma equipe de
vendas sem um sistema CRM para monitorar suas ações. E, realmente, o CRM online
reduz os custos operacionais da equipe de vendas, melhora a comunicação, eleva
o relacionamento dos vendedores com seus clientes para outro nível e o melhor
contribui para avaliar a execução da estratégia definida.
Mas esse artigo não é para convencê-lo a adotar um
CRM, mas sim para apresentar 5 sistemas de CRM que mais encontro nas empresas e
que recomendo para todos os que me perguntam.
Não gosto de dizer que são os 5 melhores sistemas
de CRM do mercado, pois hoje em dia opção é o que não falta e cada um tem os
seus diferenciais.
São apenas as 5 ferramentas que mais me chamam a
atenção. A sua decisão depende do tamanho da sua estrutura e finalidade que
deseja atingir ao adotar um software de CRM.
Neste post vamos discutir:
- o que é um sistema CRM?
- sistema CRM - vantagens
- 5 sistemas de CRM que vale a pena conhecer
- qual o melhor CRM do mercado?
E agora vamos ao que realmente interessa e discutir
cada tópico deste artigo.
O que é um sistema CRM?
Gosto de definição da Wikipédia. Veja abaixo o que
ela nos diz:
"Os sistemas de CRM são aplicativos de informação
desenvolvidos com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o
cliente. Conceitualmente, dá-se o nome de CRM à
gestão deste relacionamento, e de sistemas de CRM aos sistemas empregados para
a gestão deste relacionamento. CRM (Customer Relationship Management) é um
termo muitas vezes mal empregado que muitas empresas utilizam para se referir
ao software e a outras tecnologias utilizadas para implantar soluções de CRM. O
CRM é uma filosofia, uma estratégia e um processo."
A parte que eu literalmente adoro é quando diz que
o sistema CRM é uma:
Filosofia - algo
para se refletir se vale a pena ou não adotar como uma atitude, ou seja, uma
forma de agir da sua empresa.
A reflexão que todo empresário deve fazer é:
- Eu realmente estou disposto a aprende e fazer do
software de CRM uma ferramenta que será utilizada com todo o seu potencial em
meu negócio?
Adotar um CRM só por modismo, deixar de lado e
abrir o software só de vez em quando é o mesmo que nada.
Estratégia - uma
vez definhado que o CRM será a ferramenta onde vamos validar a execução da nossa
estratégia, podemos partir para a segunda análise:
- Qual estratégia adotar?
- Como vamos nos diferenciar da concorrência?
- Por quais motivos os clientes devem comprar de
nós?
- Qual a estrutura e tamanho ideal da nossa equipe
de vendas?
- Quais os canais que vamos utilizar?
E a pergunta principal:
- Quem é nosso cliente?
São análises que devem ser profundas e que,
sinceramente, nunca tem fim uma vez que o mercado, as necessidades e desejos
das pessoas e tecnologias mudam constantemente.
E por fim...
Processo -
agora é hora da operação, de colocar a mão na massa e fazer acontecer.
O sistema de CRM é onde vamos lançar a informações,
avaliar o desempenho de cada vendedor, analisar dados e promover mudanças
necessárias na estratégia adotada.
O processo deve sofrer melhorias continuamente até
atingir o método ideal de vendas que está diretamente ligado ao fato de atingir
as metas definidas.
Sistema CRM - vantagens
Essa é a parte mais fácil deste artigo.
Vamos enumerar alguns benefícios do CRM. São eles:
- informação online, rápida e fácil,
- possibilidade de comunicação integrada com o ERP,
- redução dos custos operacionais com a equipe de
vendas,
- informações para todos os envolvidos no processo,
- avaliar com dados e fatos o desempenho do vendedor,
- criação de um método de vendas padronizado para
toda a equipe,
- por fim, real possibilidade de aumento das vendas
via adoção de estratégias adequadas.
As vantagens do CRM não são somente essas.
Caso queira saber mais leia também: Vantagens do
CRM e 5 grandes benefícios do CRM para o vendedor
O desafio maior do gestor não é ter conhecimentos
sobre os benefícios do CRM, mas sim implantar e fazer com que a equipe de
vendas entenda o seu real propósito.
Posso afirmar que as desvantagens em não fazer uso
de um sistema de CRM são bem maiores do que a dificuldade inicial na fase da
implantação.
5 sistemas de CRM que vale a pena conhecer
Salesforce - Mundialmente conhecido o Salesforce é um software de CRM muito robusto e
utilizado normalmente por grandes empresas. Tem várias funcionalidades e
possibilidades de integração. No uso do dia a dia pode parecer complexo, mas à
medida que o usuário tem afinidade com seu processo comercial fica mais fácil
entender a ferramenta. O valor do investimento é bem alto comparado a outros
softwares do mercado, além de custos adicionais para customização e uso de
outras funcionalidades. Mas lembro que é um produto único e que atende as mais
variadas necessidades do cliente. Saiba mais em https://www.salesforce.com/br/
Pipedrive - Mais um CRM
de fora do Brasil. O Pipedrive tem o valor em dólar, mas acessível em especial
para pequenas empresas. Esse sistema de CRM já entra no formato de criar e
acompanhar o seu funil de vendas. A instalação é muito rápida e você encontra
muitos tutoriais na própria ferramenta e no YouTube.
Com ele você agiliza a gestão do contatos,
propostas e previsões de vendas. Saiba mais em https://www.pipedrive.com/pt
Hubspot CRM - Possui uma versão gratuita bem interessante, mas também é outro que
cobra em dólar. No mesmo estilo do Pipedrive onde você configura seu funil de
vendas e começa o processo de lançamento e acompanhamento das informações. Essa
ferramenta é bem focada para o processo de Inbound Marketing, mas vale a pena
conferir. Saiba mais em https://www.hubspot.com/
Os três que apresentei acima são softwares
conhecidos mundialmente.
Agora vamos conhecer dois softwares nacionais que
gosto muito. São eles:
Agendor - O Agendor é
totalmente em português e um dos diferenciais é justamente o atendimento. Muitas
vezes os usuários tentam configurar sozinhos o CRM e se perdem em um emaranhado
de informações. O Agendor segue a mesma linha do Pipedrive. O gestor cria o
funil de vendas, a equipe começa a registrar suas informações em cada cliente e
acompanha a evolução do processo. Acho o visual do Agendor mais fácil de
compreender do que os concorrentes internacionais, mas é preciso um bom
treinamento com a equipe de vendas para entender em quê ela realmente pode
ajudar no dia a dia do vendedor. O valor é em real o que nos ajuda bastante
considerando o quanto o dólar flutua nesse país e é bem acessível para pequenas
empresas. Saiba mais em https://www.agendor.com.br/
Clientar CRM - Outro software de CRM totalmente brasileiro. O Clientar CRM é bem
diferente de todos os outros CRMs. A ideia não é criar funis de vendas como os
outros sistemas de CRM, mas sim acompanhar a evolução da carteira de clientes
Prospects, Ativos e Inativos. A visualização do registro das informações em
cada cliente aparece em ordem cronológica e isso facilita bastante. É como se
fosse um diário de cada cliente. O visual lembra as famosas planilhas de vendas
que estamos acostumados o que facilita a compreensão e visualização das
atividades do vendedor. Apresenta excelentes relatórios de vendas, controle de
contatos, propostas ganhas e perdidas, só para citar alguns.
O Clientar CRM faz muito uso da curva ABC e o
método de Pareto para definir quais são os clientes prioritários na carteira de
cada vendedor ou da empresa como um todo. O valor é bem similar dos demais
sistemas de CRM do mercado. O atendimento é diferenciado pois a equipe da
Clientar ajuda o cliente a configurar o CRM e é facilmente encontrada via telefone,
chat, Skype, e-mail ou WhatsApp para dúvidas ou sugestões. Também faz
integração com o ERP e customiza formulários de acordo com a realidade de cada
cliente, mas isso é cobrado à parte. Faça um webtour em
https://www.clientarcrm.com.br/
Qual o melhor CRM do mercado?
Lembro que na escolha do melhor sistema de CRM do
mercado é preciso primeiro definir qual a sua expectativa em relação ao seu uso
e resultados a atingir. O melhor CRM do mercado é aquele que consegue aliar a
sua expectativa com um desempenho satisfatório. Na escolha de um CRM vale a
pena aconselhar para pesquisar muito, entrar em contato com a empresa
fornecedora e fazer várias simulações de acordo com a sua realidade.
Por Paulo Araújo