Diefenthaler, sócio-proprietário da 4Beer, quer
abrir cinco franquias em 2019, somando 20 unidades em 2020
O final de semana foi de
prospecção da chegada de diversas novas marcas de franquias no Estado, com a
realização da 33ª Franchising Fair - Feira Nacional de Franquias. O evento
movimentou pelo menos R$ 13 milhões em novos negócios, de sexta-feira a
domingo, no quarto andar do shopping Bourbon Wallig em Porto Alegre. Esta foi a
15º edição da Feira na Capital. Por lá passaram 2,2 mil pessoas, metade do que
o esperado pelos organizadores. "O sucesso é cristalino, ao contrário do
ano passado quando a Feira ocorreu durante a greve dos caminhoneiros",
pondera o diretor-organizador da Franchising Fair, Ademar Palh.
Apesar do fluxo de pessoas
menor do que o esperado, o resultado financeiro ficou acima da estimativa dos
organizadores, que calculavam um movimento em torno de R$ 10 milhões. "As
pessoas que compareceram vieram com muito interesse em procurar um investimento
com o seu perfil, para capital de giro", destaca Palh. "Esta edição
nos surpreendeu bastante também pela qualificação do público, com muita gente
de alto poder aquisitivo, focada em abrir um negócio, e mostrando que o setor
segue na contramão da crise."
Apostar no know hown
desenvolvido pelo fundador da rede de franquias Severo Garage e Severo Burger,
Hélio Pacheco Nelsis, foi um dos atrativos da Feira. No mercado desde 2015, a
empresa começou seu plano de expansão em 2017 e conta atualmente com 27
unidades. "Temos a meta de chegar a 40 franquias até o final deste ano e
estamos nos reestruturando para atender futuros franqueados", afirma
Nelsis. Ele aponta as margens elevadas de lucratividade e o suporte integral da
franqueadora entre os motivos da marca estar em franca expansão. "Para que
o negócio prospere é fundamental que o investidor seja um sócio-operador, e
conheça o dia a dia da loja", adverte.
"Como temos uma presença
muito forte dos sócios na operação, achamos melhor abrir franquias, porque é
uma maneira de replicar a presença do proprietário no local", explica o
sócio da 4Beer, Rafael Diefenthaler. Ele concorda que este é um item
fundamental no critério de seleção de franqueados. "Acreditamos que se o
proprietário está presente no negócio, irá contribuir para o engajamento na
difusão da cultura cervejeira na cidade, a exemplo do que fazemos no Quarto
Distrito, onde a sede está localizada."
De acordo com Diefenthaler, a
meta da empresa - que fatura R$ 2,5 milhões por ano - é abrir cinco franquias
em 2019, chegando a 20 unidades no ano que vem, e alcançando a marca de 50 até
o final de 2021. Ele conta que o modelo de projeto de franquias começou a ser
trabalhado em 2017, junto ao Sebrae. A seleção de franqueados começou em 2019,
e a marca já conta com uma operação do gênero na Zona Sul de Porto Alegre.
"Estamos ofertando cinco modelos de franquias, com investimentos que vão
de R$ 250 mil a R$ 1,7 milhão."
Autorizada a comercializar
produtos financeiros do mercado, a rede de correspondentes bancários Nobre
promete aos consumidores atendimento "mais humanizado e
personalizado" do que os oferecidos pelas instituições tradicionais.
Segundo o gerente geral da Nobre, Deividi Belíssimo, este propósito é
"seguido à risca", contribuindo para que a Nobre esteja "entre
as franquias que mais crescem atualmente". "A empresa foi criada em
2016 e estamos atualmente com sete operações no Estado - em nosso plano de
expansão vislumbramos contar com 50 franquias até 2021."
Evento contou com 100 marcas
de diversos segmentos
Pahl destacou a característica empreendedora do
povo gaúcho
Optar por uma empresa que já
parte de um negócio que deu certo - que passou por uma situação de crise e já
está consolidada - é mais seguro do que abrir um empreendimento por conta e
risco próprios, defende o diretor-organizador da Franchising Fair, Ademar Palh.
"Pretendemos voltar para Porto Alegre no ano que vem, apresentando novas
marcas e novas possibilidades de investimentos", afirma o organizador do
evento, ao destacar que "povo gaúcho tem uma característica de ser muito
empreendedor". Nesta edição, a Feira Nacional de franquias contou com 100
marcas, de diversos segmentos.
Presente no estande da Focus
(empresa especializada em consultoria para empresas que sonham em criar uma
rede de lojas), o proprietário da rede Sushi Namoto, Rodrigo Mirabeau de
Andrade, a meta da empresa, que atualmente conta com quatro lojas, é abrir de
duas a três unidades por ano, expandindo para a cidade de Canoas. Debutando na
Feira, o proprietário da loja de produtos Nerds, Rafael Dei Svaldi, comenta que
o evento serviu como "uma aula do universo de franquias". "Para
nós é tudo muito novo ainda", observa, ao frisar que a marca recém
inaugurou a primeira unidade da rede em Curitiba.
Criada em 2009, a Temakeria
Japesca já chegou à Região Metropolitana de Porto Alegre, e hoje possui 16
lojas, sendo que a maioria (12) está presente na Capital. "Buscamos
operador que participe ativamente das tarefas da empresa", destaca o
diretor de Marketing, Rafael Hermann, comentando que o faturamento médio de
cada franquia fica entre R$ 100 mil e R$ 120 mil.
Fonte: Jornal do Comércio RS
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