Controlar a etapa da prospecção está mais fácil,
ágil e eficaz. Não perca vendas por falta de controle das oportunidades.
Um antigo chefe que eu tive costumava dizer que o
Prospect de hoje é o cliente ativo de amanhã!
Ele sempre insistia que deveríamos dedicar todo dia
um tempinho para cuidar dos clientes prospects e por mais difícil que fosse
essa rotina se tornaria um hábito saudável e com impacto direto nos nossos
resultados finais.
E não é que ele estava certo?
Desde então estabeleci uma rotina rigorosa para
cuidar da Etapa da Prospecção e comecei a gerenciar com uma lupa todas as
oportunidades que tinha para aumentar a minha base de clientes ativos.
Meu método é simples, mas poderoso. Veja o que faço:
1. Tempo o mais precioso dos recursos. Basicamente
deixo um espaço em minha agenda para todo dia executar o método. Não precisa
ser muito tempo, mas precisa ser um tempo com qualidade e foco no resultado. Com
horários específicos bem definidos consigo no decorrer do dia acompanhar os
prospects com oportunidades em aberto ou muito tempo sem contato.
2. Follow up. Ao meu ver essa é a ferramenta
mais poderosa em vendas. Follow up significa acompanhamento, continuidade ou
como costumo brincar, ser persistente sem ser chato. No nosso Software de CRM o
relatório de follow up é tão importante que ele abre sozinho, automaticamente. Nossa
neurose com o follow up aqui e tão grande que nosso CRM Software tem até um relatório
para Follow Ups em Atraso.
O follow up, quando bem usado, ajuda o vendedor a
acertar o timing de compra de cada cliente. Imagine que você tenha vinte follow
ups para fazer naquele dia e dez desses clientes estão começando a cotar ou
fechar uma compra naquele momento. O maior desafio do vendedor é criar
oportunidades. Vender é consequência.
3. Acompanhar as oportunidades abertas. Em nosso
Software de CRM o relatório de cotação ou orçamento é praticamente perfeito. De
tantas melhorias sugeridas pelos clientes e aplicadas pela nossa equipe de
analistas, ouso dizer que o nosso Sistema de Controle de Vendas supera todas as
expectativas dos nossos usuários.
Em meu método, todo santo dia, eu emito o relatório
de propostas em aberto e passo o pente fino em cada negócio. Claro, aquela
atenção toda especial nos clientes prospects, afinal, esses ainda não tiveram
nenhuma experiência de compra com minha empresa e ao fazer o contato tento
descobrir quais as reais motivações de compra. Anoto tudo no Software de CRM
para que no próximo contato eu feche a venda ou caso a perca já agendo um novo
follow up para criar uma nova oportunidade de prospecção. Desistir, jamais!
4. Avaliar os resultados no CRM Software. No meu
dia a dia não me permito sair correndo feito cavalo bravo, que sem pensar,
tropeça, cai e se machuca, ou corre, corre e fica cansado muito rápido sem
energia para terminar toda a corrida. Ser ágil é diferente de ser veloz. Em
vendas é preciso aliar agilidade com velocidade, por isso, diariamente avalio
os resultados do meu esforço em fechar as oportunidades de prospecção.
É preciso uma abordagem diferente, conhecer algum
concorrente melhor, essa oportunidade é realmente uma oportunidade ou só um
prospect oportunista? São perguntas que me faço diariamente e que sempre me
trazem novas ideias e ações para eu amentar as minhas vendas.
Mas como não tenho memória de elefante, tudo isso
fica registrado em nosso CRM Software, o Clientar, onde posso até usar o
recurso de voz para fazer minhas observações.
Dizem que uma rotina bem executada é o melhor
caminho para a Excelência. Em vendas, já faz tempo, que só relacionamento não
basta!
É preciso um método rápido e fácil para o controle
da prospecção e oportunidades e isso só um bom Software de CRM pode fazer por
você.
Por Paulo Araújo
Controle da
Prospecção e Oportunidades