Existe uma necessidade de permanente crescimento.
Não importa se você gerencia uma pequena, grande ou várias empresas, para
crescer precisa desenvolver cada um dos indivíduos que trabalham com você.
Você e sua
equipe estão melhorando ou piorando?
A função de
um Gerente é melhorar sempre os negócios em termos de volume de vendas e
lucros, assim como criar condições para que tudo funcione harmoniosamente do
ponto de vista operacional.
Não importa
se você atua no comércio, na indústria ou nos serviços, não existe meio termo
no mundo dos negócios. Para chegar ao "podium" é preciso formar "equipes de
feras", com gerentes que sejam verdadeiros "pilotos que voem na frente dos
aviões".
Sua equipe é
comprometida?
Acima de
tudo é preciso contar com pessoas comprometidas. Afinal, gerenciar é obter
resultados através das pessoas. Mas, em algumas empresas atingir resultados é
uma missão quase impossível. Vejamos as razões porque isso normalmente
acontece:
1º. Os colaboradores
não sabem claramente o que é esperado deles;
2º. Não
foram suficientemente treinados;
3º. Há
carência de indicadores de desempenho.
Estabelecer
normas e procedimentos por escrito para padronizar as operações, facilita o
trabalho de organizar e integrar os novos funcionários, como também para
implantar e administrar novas filiais.
A tarefa
número um da gerência é obter resultados. A melhor definição que já encontrei
para gerenciar é atingir metas. Portanto, se você exerce essa função, mas não
atinge os resultados esperados possivelmente é qualquer coisa, até mesmo um
bombeiro bem pago que vive apagando incêndios, menos um Gerente.
Faça mais
com menos. É postulado da nova economia de que os recursos são escassos e as
necessidades são ilimitadas e isso inclui o tempo e a energia dos
colaboradores.
Para ter
sucesso o Gerente necessita mobilizar os associados a jogarem de acordo com as
regras do jogo e a maximizarem o seu potencial.
A principal
responsabilidade nesta função é usar sua capacidade de liderança para aumentar
as vendas e os lucros através do seu esforço e o da sua equipe.
Principalmente
no varejo, a ociosidade é muito grande e sem definir claramente o papel
esperado de cada funcionário rasga-se dinheiro. Portanto, nunca caia na
armadilha de admitir novos empregados se não dispor de tempo suficiente para
integrá-los e treiná-los adequadamente.
Além do
treinamento inicial, cabe a cada parceiro associado se atualizar sempre,
através de novas informações pertinentes ou necessárias à sua profissão.
Estabeleça
indicadores. O que não se mede não se controla. Tudo o que queremos melhorar
precisa ser medido.
Gostamos de saber como estamos sendo avaliados. Na falta de indicadores, todos
incluindo os proprietários, perdem-se nos meios e não se alcançam os fins.
Não
queira ser onipresente para estar sempre junto a cada pessoa que trabalha com
você. Na ausência de parâmetros para as pessoas se auto gerenciarem, se acaba
adotando a filosofia dos administradores dinossauros de que "o olho do dono é
que engorda o boi". Controlar as pessoas é coisa do passado. Mede-se sim, o
desempenho dos processos e os resultados.
Por Soeli de Oliveira