Empreendedores são pessoas que querem mais do que
apenas uma casa, um carro e sossego na vida. Tem o desejo de mudar as coisas,
fazer algo novo ou melhorar o que existe. É o chamado comportamento empreendedor.
Desenvolver estas características é indispensável para o sucesso de qualquer
negócio.
O índice de
mortalidade de empresas no Brasil é preocupante. Segundo o SEBRAE 32% das
empresas iniciantes morrem no primeiro ano, chegando a 71% até o quinto ano de
vida.
Ao contrário
do que muita gente pensa, o que leva uma empresa ao fechamento não são os
impostos ou a necessidade de crédito, mas principalmente a falta de preparo,
informação, planejamento e conhecimento específico sobre o negócio.
A competição
nos negócios está cada vez mais acirrada. Transformar uma ideia em um negócio
está muito mais difícil. É preciso estar mais bem informado, ter metas bem
definidas e uma estratégia, saber aonde se quer chegar e como chegar lá.
Ter noções
do mercado em que se irá atuar antes de empreender, conhecer a viabilidade
econômico-financeira através da projeção das receitas, custos e despesas envolvidas,
diminui em muito os riscos na hora de implantar um negócio.
Há
comportamentos que podem ser aprendidos para aumentar as chances de sucesso. Um
deles é o estabelecimento de metas. Para o empreendedor toda meta deve ser
desafiante. Estabelecê-la é muito importante, pois especifica as condições, o
tempo e aonde se quer chegar, que é o primeiro passo para o sucesso.
Aprender é
reunir o conhecimento, a habilidade e a atitude para fazer alguma coisa. Da
mesma forma que um livro de receitas não pode garantir um bom almoço, não
existe uma fórmula que possa garantir o sucesso de um empreendedor.
Para o
empreendedor, aprender significa adquirir conhecimentos sobre o negócio,
habilidades para montar, manter e desenvolver um empreendimento, atitude de
quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem-feito.
Se você
deseja abrir um negócio esse é o momento certo para planejar. Se você já abriu
sua empresa e está em dificuldades, não deixe seu negócio "morrer na praia",
busque ajuda de um consultor em gestão de negócios, pois sempre existe algum
jeito de sair do sufoco!
Por Soeli de Oliveira