Seja o líder que toda equipe gostaria de ter
Publicada em 29/07/2019 às 09:00h
Promover um indivíduo a uma
posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de uma
mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem
a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos
organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração,
formação e motivação deles. Não é de se admirar que temos tantos chefes
voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para
resultados.
A sociedade evoluiu e está mais
escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a "peonada", não
serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito
mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada
para resultados.
Para compreendermos a evolução do papel do líder
na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e
técnicas de ontem e de hoje.
O líder de ontem era aquele que:
- Exercia poder sobre os subordinados;
- Impunha a sua vontade;
- Procurava manter os subordinados sob dependência
constante;
- Colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus
membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados;
- Quando era necessário pressionar, dizia que a
decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que outras opções
não eram possíveis;
- Era omisso no desenvolvimento das tarefas;
- Desconhecia a importância de dar feedback;
- Não fornecia os recursos necessários e fazia raros
comentários sobre as atividades dos membros do grupo, à medida em que era
interrogado.
O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade para influenciar pessoas
para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados
como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade,
objetividade e assertividade.
O líder de hoje é aquele que:
- Tem paixão pelo que faz;
- É focado nas pessoas;
- É efetivo na sua comunicação com o grupo;
- É movido a desafios;
- É visionário. Sabe aonde quer chegar;
- Investe no desenvolvimento dos futuros líderes;
- Gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo;
- Sabe conquistar a confiança dos liderados;
- Recicla-se constantemente para obter novos
conhecimentos e habilidades de liderança;
- Delega responsabilidades de acordo com a
competência de seus liderados;
- Tem controle sobre suas atitudes diante de
problemas inesperados;
- Mostra com segurança o caminho que sua equipe
precisa seguir;
- Cria uma atmosfera de criatividade e
produtividade;
- Busca sempre novas ferramentas para que o trabalho
de sua equipe possa ser mais produtivo.
As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades
que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda
empresa e equipe gostariam de ter.
Por Soeli de Oliveira
Sobre o(a) colunista:
Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.
|