Quando
iniciei a pesquisa e o planejamento para elaborar este artigo, lembrei dos
superpoderes que os profissionais de vendas contam neste período contemporâneo.
Não são poderes imaginários, estigmas e estereótipos como capa para voar, teia
de aranha lançada pelo pulso ou ainda visão de raio laser. Na prática,
constatamos que os profissionais de vendas contam com outros tipos de
superpoderes: empatia, negociação, respeito e comprometimento com os objetivos
da empresa onde atuam.
Desejo de superar desafios - Ao substituir da sua vida a motivação e o desejo
de superar desafios pela pressão aleatória do desânimo, o profissional de
vendas cria no seu interior um clima de trabalho apático, com uma atmosfera
pessimista, alterando o desejo de vitórias por desculpas. Você conhece algum
vendedor assim? Um profissional de vendas com superpoderes, busca superar
desafios, seguindo em direção a ações práticas para apresentar diferenciais
frente aos concorrentes e acreditando com veemência no seu mix de produtos.
Quando um cliente comenta que está recebendo uma proposta melhor do
concorrente, ao contrário de fechar a pasta e sair da sala reclamando por não
ter fechado mais uma venda, o vendedor com superpoderes, busca encontrar
alternativas de provar os diferenciais da empresa e do produto, através de
argumentações relacionadas ao prazo de entrega, posicionamento da empresa no
mercado, dos benefícios oferecidos, do conhecimento da atividade do cliente, do
histórico de atendimentos realizados e das condições de pagamento. São
superpoderes, utilizados para converter uma objeção em uma oportunidade de novo
negócio, demonstrando que em algumas ocasiões, o profissional de vendas pode
até aceitar perder uma venda, mas jamais aceitará perder o cliente.
Utiliza argumentações variadas - O vendedor com superpoderes, busca identificar
o perfil do cliente, segmentação, área de atuação e utiliza argumentações
variadas. Observe que há vendedores que cruzam os braços e ficam sentados,
sempre aguardando que o seu superior imediato indique o que é preciso ser
feito. Você conhece vendedores assim? Em caminho oposto a estes vendedores
acomodados estão os profissionais de vendas com superpoderes, que buscam
constantemente, aprimorar as suas capacidades de atuação, criando novas
argumentações, inovando no fortalecimento do relacionamento (networking) e
gerando iniciativas para valorizar a empresa onde atua. Vendedores com baixo
índice de desempenho nos negócios são aqueles egocêntricos e individualistas
que parecem ter engolido um rádio de pilha e não param de falar. Para utilizar
argumentações variadas é preciso ouvir atentamente o superpoder da audição,
obtendo o máximo de informações sobre o cliente e posteriormente, realizando
perguntas significativas e pertinentes ao assunto que está sendo abordado. Os
compradores podem tornar-se emotivos ao passarem por um problema real ou
imaginário com um vendedor. Quase sempre essa reação emocional pode ser
reduzida pelo fornecimento de uma oportunidade para que ele desabafe e exponha
suas reclamações e opiniões.
Admite os erros cometidos - Um dos superpoderes do vendedor contemporâneo está
em admitir que ninguém é perfeito durante 365 dias do ano. Entretanto, ao
admitir uma falha cometida, este profissional demonstra humildade, paciência e
vontade de reverter uma situação negativa. Há vendedores que mesmo cientes da
falha enviam a mercadoria e pacientemente aguardam que o cliente entre em
contato para realizar a reclamação, cobrindo o sol com a peneira, para esconder
um equívoco cometido. Você já presenciou algum fato como este? Um profissional
comprometido com o cliente encara a situação de frente e na primeira
oportunidade faz uma visita pessoalmente para expor a falha. Desta maneira, o
profissional de vendas e o cliente, juntos, podem encontrar a melhor maneira de
corrigir a situação. O profissional com superpoderes, evita jogar a culpa de
erro sobre a empresa onde trabalha, não direciona a responsabilidade para
outros departamentos da organização e não fica de braços cruzados fugindo da
responsabilidade de admitir os erros cometidos.
No passado, vendedores realizavam visitas externas com listas enormes de
estoque e atualmente, contam com o poder de um computador de bolso. Homens e
mulheres, que participavam no passado de reuniões cansativas na empresa,
retornavam ao ambiente de trabalho sem perceber mudança alguma e atualmente,
são convocados para participar de convenções de vendas e percebem na prática,
que este momento desperta superpoderes para fortalecer as experiências,
competências, cooperação e integração, através do desejo de superar desafios.
No cenário competitivo atual, o profissional de vendas desenvolve seus superpoderes
através do aperfeiçoamento das suas habilidades através de treinamentos em
workshop, seminários, palestras e cursos com ênfase no fortalecimento das suas
competências humanas e profissionais.
Por Dalmir Sant'Anna