A forma como uma pessoa
se traja é um aspecto da comunicação não-verbal com forte significado social. E
aqui, trajar ou vestir também inclui as coisas que as pessoas usam, como joias,
gravatas, bolsas, óculos, etc. A roupa transmite pistas não verbais sobre a
personalidade de uma pessoa, de seu conjunto de crenças e valores. O seu estilo
de roupa e de adereços pode demonstrar sua cultura, forma de pensar, nível de
confiança, interesses, idade, autoridade e até sua autoestima.
Um estilo de roupa pode enviar uma mensagem confusa. A aparência desleixada,
cabelo desarrumado e roupas amassadas enviam a mensagem "Eu não me
importo", o que pode ser visto como desrespeito ou mesmo ofensa por outras
pessoas; enquanto que um vestuário adequado demonstra respeito e consideração.
Assim, por exemplo, um vestido muito apertado com um decote ousado pode parecer
atraente, mas também pode transmitir uma mensagem confusa sobre a pessoa num
ambiente profissional. Uma recente pesquisa feita na Europa mostrou que 33% dos
funcionários são contra a expressão de um "estilo pessoal" no local de trabalho
e 64,2% dos funcionários acham que suas empresas deveriam ter uma política de
vestir no trabalho para evitar abusos e constrangimentos.
Por isso mesmo, muitas empresas estão adotando um Código de Vestir (Dress Code)
ou mesmo incentivando o uso de uniformes e fardamentos. "Desde que passamos a
exigir o uso de uniformes sentimos que o clima da empresa melhorou. Ele faz com
que as pessoas sintam-se iguais e evita muitos problemas e constrangimentos"
declarou uma diretora de RH de uma empresa para quem desenvolvemos um Dress
Code. O Código de Vestir oferece um guia seguro para a escolha adequada das
roupas e adereços. Isso já existe em hospitais, laboratórios, centros de
pesquisa, etc. e agora vem sendo adotado por empresas de todos os setores.
Você já pensou na importância do trajar no ambiente de trabalho? O que a sua
forma de vestir está comunicando? É o que gostaria de comunicar?
Pense nisso. Sucesso!
Por Luiz Marins