Para algumas
pessoas, o treinamento é aceito como tortura e, de maneira enérgica, afirma que
treinar não passa de um desperdício de dinheiro. Gradativamente, passam a ser
indivíduos que não são capazes de perceber que a oportunidade de aprender
permite aprimorar as habilidades profissionais e a resolução de problemas de
comunicação, expandir o leque de negociação, administração de conflitos e a
relação humana entre líder e liderado. Há pessoas que reclamam da empresa onde
atuam, mas na prática não são capazes de oferecer um esforço a mais em favor da
organização e da própria carreira profissional. Desta maneira, é possível
perceber que através do treinamento, grande parcela de pessoas habituadas aos
valores individuais podem ser treinadas para pensar no trabalho coletivo e se
tornarem membros de uma equipe. O treinamento precisa atuar na parte racional,
emocional e fortalecer a certeza de retorno do investimento realizado.
Pessoas que dizem que não precisam de treinamento, normalmente, há mais de dois
anos não realizam nenhuma alteração no próprio currículo e continuamente
reclamam que o mercado de trabalho não oferece oportunidades. São pessoas que
ao receber um convite para um treinamento, palestra, curso ou ainda, para uma
reunião de feedback, balançam a cabeça demonstrando indignação e aversão ao
tempo que será "desperdiçado" com esta atividade. Contam com esta
percepção por não visualizar a oportunidade existente no desenvolvimento
pessoal e, por não terem a capacidade de compartilhar informações, auxiliar na
resolução de conflitos e desenvolver novas habilidades, necessárias para
expansão de resultados positivos. Observe os dois fatores abaixo e perceba a
existência de pessoas que afirmam saber tudo sobre determinado assunto, mas ao
serem convocadas para determinada atividade, encontram dificuldades e não são
capazes de alcançar os resultados esperados.
Funcionário que não recebe capacitação rema contra a missão - Existem líderes e
empresários lojistas que dizem não treinar seus liderados (balconistas, vendedores,
atendentes) alegando que depois de algum tempo, este funcionário pedirá a
demissão e passará a trabalhar no concorrente. Quando ouço afirmações como
estas, faço reflexões, e imagino como deve ser o clima organizacional desta
loja. Penso onde está a preocupação e a paixão que este líder demonstra sob
seus liderados no processo de aprendizagem organizacional. Quando sou convidado
para apresentar palestra para líderes lojistas, afirmo que um funcionário que
não recebe capacitação, acaba remando contra a missão, a visão e a própria meta
de venda. Você conhece alguma pessoa que trabalha em vendas desta maneira? Na
prática, um profissional que não recebe treinamento e não participa de um
processo de qualificação, acaba atendendo mal, encontrando desculpas e se
escondendo atrás de culpados.
A chegada de
um concorrente pode fazer acordar - Um empresário contou que era preciso
intensificar o atendimento urgente da sua loja, melhorar a vitrine, o aspecto
visual da loja e a iluminação. Questionei qual era o motivo de tamanha
aceleração, pois anteriormente ele acreditava que isto era supérfluo. A
resposta foi imediata: acaba de ser inaugurada, próximo da minha empresa, uma
loja com estes diferenciais e os clientes estão comentando e elogiando. Perceba
que há empresários que durante muito tempo mantêm a loja do mesmo jeito sem
nenhuma inovação, entretanto, a chegada de um concorrente é capaz de fazer
acordar. Há líderes que não investem em treinamento e ficam surpresos, quando
percebem que há clientes que voltam continuamente para comprar na loja do
concorrente. Também é relevante destacar que há líderes que não tem paciência
para ensinar e querem melhores resultados dos seus liderados, que muitas vezes
desconhecem onde, quando e como realizar determinada tarefa. Você conhece algum
líder assim? O treinamento contribui para que o administrador se torne um
membro de um time e mais disposto a ser julgado como parte de uma equipe.
Os líderes contemporâneos monitoram os resultados e fortalecem o exercício de
treinar seus liderados para demonstrar continuamente, a necessidade de não
aplicar uma visão pelo esforço competitivo, mas ao contrário, buscam estimular
uma visão pelo esforço cooperativo entre colaboradores e setores. Uma
organização, indiferentemente do tamanho, que deseja melhorar o desempenho no
mercado onde atua, investe na capacitação da sua equipe de trabalho, na força
de vendas e na melhoria continua por melhores índices produtivos. Define as
expectativas, apoia, torce, vibra e faz com que cada treinamento, seja um
momento de reflexão para contribuir com mudanças positivas no trabalho que
realiza. Antes de reclamar do desempenho produtivo de um funcionário, responda:
Esta pessoa recebeu realmente o treinamento necessário para alcançar os
melhores resultados?
Por Dalmir Sant'Anna