Odiada por uns, amada por outros.
A atividade de prospectar apesar de básica e fundamental ainda parece um grande
martírio para uma boa parte dos profissionais de vendas.
Encontrando dificuldades para prospectar? Então
leia as dicas abaixo e aumente o seu número de clientes.
O prospecte de hoje pode ser o seu grande
cliente amanhã. A atividade de prospecção deve ser um hábito. Pelo simples fato
de que clientes vão e vem, surgem e desaparecem com o passar do tempo e nada
impede que o seu concorrente possa vir a se tornar o grande parceiro do seu
cliente amanhã. Nada de deitar em berço esplêndido e pensar que os clientes de
hoje bastam para bons resultados futuros.
Aprenda a qualificar o cliente. Antes de sair
por aí usando o seu escasso tempo faça uma análise se vale a pena ou não
apresentar seus produtos ou serviços para aquele prospect. Pesquise na
internet, converse com fornecedores dos quais ele já compra, procure obter
referências sobre as pessoas com as quais você pretende negociar. Qualificar e
segmentar os prospects demanda planejamento e pesquisa, mas pode evitar
inadimplência futura, desgaste com negociação, perda de tempo e dinheiro
tentando vender para que m não tem o perfil que a sua empresa deseja.
Peça indicações. Ainda fico pasmo em saber que
são poucos os profissionais de vendas que pedem indicações para os clientes
atuais. Não sei se é por vergonha ou medo de falar o nome de quem indicou, isso
ainda é um mistério que pretendo desvendar. Não tenha medo de pedir nomes de
pessoas ou empresas que podem vir a comprar de você. Indicação é sinal de
confiança do cliente atual e as portas são abertas muito mais facilmente quando
o prospect sabe quem indicou.
Vá ao lugar certo. Os seus clientes potenciais
não estão todos soltos por aí;, largados ao vento. Note que eles têm interesses
em comum e devem participar das mesmas associações de classes, feiras,
exposições, páginas amarelas de listas telefônicas, congressos e outros tipos
de eventos. É claro que é impossível você participar de tudo, mas não
participar de quase nada é um erro mais comum do que se imagina. O pior é
quando o vendedor participa de alguma feira ou congresso e fica a caça não de
clientes potenciais, mas sim de brindes, bebidas e comidas. Assim você só ganha
peso e não dinheiro!
Registre os contatos com os prospectes. Vendedor
que se preza não reclama do relatório de visita, e sim o usa como ferramenta
para aumentar suas vendas. Não tem como se lembra r de tudo no futuro. Então
como saber chamar a pessoa pelo seu nome de guerra, o que foi discutido no
primeiro encontro, quais foram suas impressões, quais as necessidades reais do
cliente e primeiras objeções? Ufa! É isso mesmo! Não tem como deixar registrado
tudo na cabeça. Registre tudo e mais um pouco no seu relatório de visitas e
assim você irá se sentir muito mais preparado para uma segunda abordagem e quem
sabe uma futura venda.
Seja profissional. Evite visitas sem marcar
horário, isso causa uma péssima impressão e atrapalha os horários do seu
cliente. Prepare seu roteiro e caso receba uma indicação de última hora e
esteja próximo do cliente ligue antes para saber se é possível recebê-lo. Todo
cuida do é pouco na hora da primeira impressão e neste momento toda organização
é válida. Separe folders, catálogos técnicos, brindes, produtos demonstrativos,
enfim tudo aquilo que pretende dar para o cliente. Cuidado com a postura
corporal, como soam as palavras e nada de intimidades com quem você ainda não
conhece. Nem pense em falar mal da concorrência, nada de prometer o que você
não sabe se pode cumprir e não use a palavra "preço", substitua pela
palavra "valor". Ouça muito e comece já no primeiro encontro a deixar
claro que você está aí para agregar valor ao seu futuro cliente.
Aprimore sempre e não desista. Não fique
assustado com a quantidade de vezes que você ouvirá "não, obrigado!".
Isso é absolutamente normal e faz parte do jogo. Quanto mais "nãos"
você recebe mais perto de um "sim" você está. Tenha foco e seja
disciplinado. Aprimore sempre o seu método de prospecção e nunca se esqueça que
se às vezes isso parece difícil, chato e com resultados demorados basta nunca
esquecer que todo cliente atual foi um dia um prospect, e que em momentos de
crise nada adianta lamentar o que não foi feito no passado.
Por Paulo Araújo