Cinco mantras de carreira não valem mais nada
O mercado de trabalho já não é mais o mesmo. Com
uma presença relevante de jovens com outra formação nas empresas, os objetivos
e ideais de vida desses trabalhadores são diferentes da geração que os
antecedeu.
Além disso, o avanço da tecnologia e a internet vêm
revolucionando a maneira como as empresas atuam no mercado, de acordo a
especialista em gestão estratégica de pessoas e coach executiva Cláudia Santos.
"Antes, os produtos e processos eram mais
padronizados, estáveis e constantes. Hoje, eles passaram a ser mais complexos e
voláteis, o que trouxe mudanças na conduta e no comportamento do empregador e
dos funcionários", diz.
Diante desse cenário, alguns mantras da vida
profissional ficaram ultrapassados. Veja a seguir cinco conselhos de carreira
que já não se aplicam ao mercado atual, segundo a especialista Cláudia Santos e
o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias.
1. Faça carreira em uma só empresa
Até meados dos anos 2000, as empresas eram as
principais responsáveis por guiar a carreira de seus funcionários. Por isso era
mais comum ficar vários anos em uma mesma companhia. Atualmente, o profissional
assumiu o controle sobre sua carreira e observa mais as possibilidades do
mercado. Assim, trocar de empresa e testar novas funções não é mais visto como
falta de comprometimento, mas sim como uma busca por conhecimento e por
diferentes experiências.
2. Obedeça a seu chefe sem questionar
No passado, era comum as empresas serem mais
formais, concentradoras e com uma hierarquia rígida, na qual o chefe mandava e
o empregado obedecia sem questionar. Hoje, as empresas têm dado mais valor a
profissionais com iniciativa, que sugerem mudanças, contribuem com novas ideias
e se sintam parte do negócio.
3. Seja temido para ser respeitado
A liderança do passado tinha uma postura distante e
tentava incitar o medo para ser respeitada. O líder atual deve ser um parceiro
de sua equipe e construir uma relação com base na confiança. Porém é importante
deixar claro quais são os limites dessa parceria, o que ajudará a identificar
quando houver algum tipo de abuso causado pelo excesso de intimidade.
4. Ignore suas emoções
Embora continue sendo importante tomar decisões
racionais, o componente emocional não deve ser ignorado. Algumas vezes é
preciso correr riscos para atingir um objetivo, e o excesso de racionalidade
pode atrapalhar. Esses riscos, porém, devem ser calculados e é necessário ter
um plano de ação para o caso de algo dar errado.
5. Apresente resultados, independentemente dos meios
Antes, as empresas não se preocupavam tanto com a
imagem e até estimulavam abertamente práticas predatórias e antiéticas entre
seus funcionários. Hoje, essas atitudes são consideradas tóxicas no ambiente de
trabalho. O profissional deve ter uma visão voltada para a reputação da
empresa. Se ela polui, desmata ou ofende minorias, pode perder público e
credibilidade no mercado.
Fonte: UOL -
Afonso Ferreira/CRC-SP
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