Quando se faz o que gosta não percebe o tempo
passar.
A maioria dos clientes da M&M Assessoria
Contábil, assim como muitos pequenos empresários do bairro Sarandi, em Porto
Alegre, conhecem a história desta assessoria contábil. Mas, para aqueles que
ainda não a conhecem, a seguir apresenta-se um breve relato.
Tudo iniciou na década de 1980, no prédio da
Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, onde na época funcionava o Escritório Contábil
Sarandi, de propriedade do Contabilista Alceu Osvaldo Schaffer. Nesse
escritório, os então estudantes de contabilidade Mauro Boaro e Marcone Hahan de
Souza, trabalhavam desde 1981 e 1985, respectivamente.
Contando com o conhecimento adquirido nos
bancos escolares e com a experiência prática, no dia 10/07/89, portanto há 30
anos atrás, nascia a M&M Assessoria Contábil, em uma pequena sala
(aproximadamente 25m²) na Av. Assis Brasil, 6724, em Porto Alegre, na época
contando com o trabalho apenas de seus dois sócios, ainda bem jovens, ambos com
23 anos de idade. Era uma nova assessoria de contabilidade que abria as suas
portas para atender a comunidade empresarial.
Graças a Deus, o crescimento veio. Já em
seguida precisou aumentar o espaço físico, locando outras salas no mesmo
prédio. Em jun/92, um grande sonho se realizava. A M&M passou a utilizar a
sua sede própria. Que satisfação!
Em 2000, a M&M mudou para a sede atual,
na Av. Assis Brasil, 6656/1º andar, bairro Sarandi, em Porto Alegre. Ou seja, o
mesmo local onde na década de 1980 os sócios da M&M haviam trabalhado como
empregados. Uma parceria com o "ex-patrão" tornou possível a
utilização de um local mais amplo (inicialmente utilizando 250m²) e com maior
visibilidade no mercado. Em 2003, foi acrescido 120m² e, em MAI/2009, passou-se
a utilizar mais uma área, totalizando 500m² a atual sede da M&M.
A M&M possuí, também, desde 1996, um
programa de cursos e palestras. Edita mensalmente o Informativo da
Contabilidade (em papel), ininterruptamente desde 1997. Desde 1999, dispõe
de site na internet (www.MMcontabilidade.com.br) que é
um dos mais visitados no Brasil, na categoria escritórios de contabilidade. A
M&M disponibiliza uma newsletter, com informações das áreas
tributária, trabalhista, contábil e societária, assim como abordando outros
temas de interesse dos micros e pequenos empresários, enviada para milhares de
empresas, também sem interrupções, desde 2001. Desde 1998 oferece consultoria
jurídica gratuita aos seus clientes. Objetivando sempre pela melhoria da
qualidade dos seus serviços, a M&M mantém o Programa de Qualidade
M&M XXI. Em 2010 foi implantado o M&M Virtual, um sistema
para envio e recebimento de documentos, de forma eletrônica, diminuindo,
significativamente, a necessidade do transporte físico de documentação. Em
2011, a Safeweb passou a disponibilizar a Certificação Digital para
clientes da M&M e para a comunidade empresarial, na sede da M&M,
na Zona Norte de Porto Alegre e, a partir de 2013, em Gravataí (RS) e, a partir
de 2015, no Centro de Porto Alegre e, a partir de 2018, em Glorinha (RS). Em
2012 investiu-se mais na infraestrutura, instalando um gerador de grande
porte (27KVA) para atender nas situações de quedas ou faltas de energia
elétrica. Ainda, em 2012 e em 2014, a M&M foi homenageada pelo SESCON/RS
(Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do RS) como uma das dez
assessorias de contabilidade do Rio Grande do Sul que mais treina a sua equipe;
em 2013, também, investiu na reformulação da recepção, bem como melhorou o
espaço de convivência dos seus colaboradores, com a colocação de churrasqueira
e ar condicionado. Em 2014 a M&M tornou-se parceira do Colégio e
Faculdade São Judas Tadeu onde os clientes da M&M, compreendendo seus
sócios e colaboradores, bem como seus dependentes, tem descontos que abrangem a
educação infantil, fundamental, ensino médio, faculdade e pós-graduação. Estes
descontos vão de 5% à 35%, dependendo do curso e do número de alunos. Em 2016 a
M&M passou a ter a sua revista - Contas em Revista. Com edições bimestrais,
traz matérias de interesse da classe empresarial. Também, a partir de 2016,
através de parceria com a Omie, disponibiliza um sistema de emissão de
notas fiscais eletrônicas de vendas e de serviços, assim como de gestão
financeira, com custos e benefícios diferenciados para os clientes M&M,
sendo gratuito para clientes de pequeníssimo porte
Hoje, a M&M conta com mais de 50
profissionais trabalhando para os seus clientes, utilizando-se das facilidades
trazidas pela informatização, e buscando sempre a inovação.
E, assim, a história da M&M chega aos
nossos dias. Não é o final. Como um organismo vivo, a M&M, certamente,
continuará buscando o aperfeiçoamento de seus processos e com a graça de Deus,
muito trabalho e seriedade, escreverá muitas páginas na história no contexto
empresarial da Zona Norte de Porto Alegre.
Por fim, os sócios da M&M aproveitam para
agradecer a todos: aos clientes, obrigado pela confiança (alguns estão desde o
início da M&M); colaboradores, obrigado pela compreensão (muitos cresceram
profissionalmente na M&M); aos fornecedores, obrigado pelo crédito; e a
todos, que de uma forma ou outra nos ajudaram a fazer da M&M o que é hoje.
Muito obrigado!
Marcone Hahan de Souza
Contador e Administrador. Professor
Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil.