O INSS anunciou os primeiros resultados do projeto
de Transformação Digital no Instituto.
Vários serviços já podem ser feitos pelo Meu INSS (site
e aplicativo para celulares) ou telefone 135. E até julho, todos os 90 serviços
poderão ser realizados pelo segurado sem sair de casa.
O conjunto dos novos serviços disponíveis a
distância representa uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais que
agora poderão ser feitos pela internet e telefone.
"A concessão automática de benefícios também já é uma realidade no INSS:
80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de
contribuição, por exemplo, são feitos pelo Meu INSS, automaticamente,
possibilitando resposta ao segurado em até 24h", afirmou o presidente do INSS,
Renato Vieira.
Além disso, ressaltou que, desde o mês de abril, a quantidade de
benefícios analisados foi superior a de requerimentos realizados.
On
line
Em maio os serviços de recurso, revisão e cópia de processos passaram a
ser feitos pelo Meu INSS. Depois foi a vez dos 23 serviços de manutenção (mudar
de agência, cadastrar procuração, solicitar pagamento não recebido). Hoje
(19/06/2019), outros 19 serviços também passaram a ser feitos a distância (aposentadorias, pensões e Certidão de Tempo de
Contribuição).
Outra novidade foi o lançamento da Calculadora da aposentadoria por Idade que calcula
quanto tempo falta para se aposentar, simula a renda inicial, e mostra se o
segurado tem realmente direito ao benefício.
Até o fim de julho, 90 dos 96 serviços do INSS estarão disponíveis pelo
Meu INSS. Só serão presenciais a perícia médica, avaliação social, vista ou
carga de processos, realização de prova de vida, devolução de documentos e
outros cumprimentos de exigências.
Parcerias
A Transformação Digital do INSS resulta de uma inédita parceria
institucional do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho com a
Secretaria Especial de Modernização do Estado (Presidência da República), a
Secretaria de Governo Digital (Ministério da Economia) e Dataprev.
"O foco é devolver ao cidadão o direito ao protagonismo das ações do
Governo", afirmou a Secretária de Modernização do Estado, Márcia Luiza de
Amorim. Para ela a digitalização dos serviços é um processo irreversível.
O Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital,
Paulo Uebel, anunciou também que o objetivo é transformar 1000 serviços
públicos em digitais até o ano que vem.
"Atualmente, todo aporte da Dataprev está focado na transformação
digital do INSS", afirmou a presidente da empresa de
tecnologia, Christiane Edington. Ela destacou também que o Meu INSS já é o
sétimo aplicativo do Governo mais acessado no país.
Combate
às fraudes
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou a
conversão da Medida Provisória nº 871 na Lei nº 13.846/2019 que visa combater fraudes
previdenciárias, institui o Programa Especial para
Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade e o
Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade.
O Secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da
Economia, Rogério Marinho, também participou da cerimônia de sanção da Lei de
Combate às Fraudes. Durante a cerimônia, ele afirmou que entre 15% e 18% dos
benefícios são concedidos irregularmente, por isso é necessária a revisão.
"É o início do novo sistema previdenciário. Esta lei endurece o processo
de combate aos sonegadores, retira uma série de vácuos que existem na
legislação, permite que o nosso INSS possa permanecer integro, hígido, para
prestar serviço para a sociedade", acrescentou.
O aperfeiçoamento dos mecanismos de combate às irregularidades já
começou a dar resultados. Neste ano, o INSS já incrementou em 600% a quantidade
de notificações aos beneficiários cujos benefícios recebidos apresentem algum
indício de irregularidades ou inconsistência.
Fonte: INSS - 21.06.2019 -
Adaptado pelo Guia Trabalhista.
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