Mudança
no perfil foi forma de adaptação à crescente concorrência do varejo virtual
Os shopping centers de todo o País deixaram de ser apenas
centros de consumo, perfil de quando foram lançados há mais de quatro décadas
no Rio Grande do Sul. Tornaram-se espaços multiusos, com áreas de lazer e
cultura e de conveniência, onde o cidadão pode até mesmo trabalhar e resolver
questões de rotina.
A mudança no perfil foi uma forma de combater a crise e,
também, de adaptação à crescente concorrência do varejo virtual. Os shoppings
não foram de encontro à tendência. Ao contrário, trouxeram para dentro dos seus
espaços ferramentas que tornassem o local ainda mais atrativo, seja qual for o
gênero ou faixa etária, independente de gostos ou necessidades de consumo.
Serviços de delivery, aplicativos e até shoppers - pessoas encarregadas de
encontrar o produto que será enviado por telentrega - passaram a fazer parte do
dia a dia dos estabelecimentos, que não prescindiram de ações de marketing e de
qualificação no atendimento pessoal ao cliente.
As novas estratégias permitiram que, mesmo diante de um
cenário de turbulência na economia, que alterou a rotina de consumo das
famílias, sobretudo nos dois últimos anos, o setor registrasse um crescimento
de 6,5% em 2018, somando um faturamento de R$ 178,7 bilhões, de acordo com
dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). A entidade já
trabalha com a projeção de 2019 feche com um índice de 7%.
Shopping
Total, patrimônio histórico e centro de compras
Silvia reforça a ligação do Total com os moradores da região.
Localizado na avenida Cristóvão Colombo, no espaço que abrigou a Cervejaria
Brahma, o Shopping Total nasceu em 2003 como parte do bairro. Sua expansão,
respeitando a história dos moradores da região, pode ser uma das causas do
constante crescimento do empreendimento, que trabalha com seus espaços
fechados, ao mesmo tempo em que valoriza o ambiente externo, cada vez mais
apreciado pelos moradores das grandes cidades.
"Em função da arquitetura, toda a concepção do shopping
tem esse cuidado: vai além das compras. Ele tem conteúdo, tem história",
diz, orgulhosa, a gerente Comercial e de Marketing, Silvia Rachewsky
Lemos. Por suas alamedas e corredores internos, passam, a cada mês, cerca
de 1 milhão de pessoas. Um dos eventos mais importantes é a chegada do Papai
Noel, que desce, em rapel, da chaminé, reunindo até 15 mil pessoas.
O Total não prescinde, no entanto, do uso das novas
tecnologias. Foi, inclusive, um dos primeiros a aderir ao mundo digital. Além de
lançar o aplicativo DTudo, em que um shopper é destinado a encontrar o produto
procurado pelo cliente, foi ali a primeira instalação do serviço de Delivery
Center. As inovações são adotadas na medida da necessidade do cliente.
"Acho que é por isso que as pessoas chamam o Total, de forma carinhosa,
como 'o meu shopping'", comenta Silvia, com o sorriso no rosto.
ParkShopping
Canoas aposta em tecnologia para fidelizar o cliente
Ações de entretenimento e cultura colaboraram para alta nas
vendas e na circulação de pessoas. Entretenimento e cultura foram agregados às
ofertas de consumo do ParkShopping Canoas durante o período de turbulência na
economia. No começo deste ano, foi inaugurada a Arena do Park, um local com
quadras de Beach Tennis, vôlei, futevôlei e skate, além de ser um espaço para
shows. As alternativas de entretenimento também incluem cinema, hotzone e
patinação no gelo e um Centro de Eventos.
As ações foram responsáveis por um crescimento acumulado de
21% nas vendas e 15% na circulação no primeiro semestre deste ano.
"Driblamos a crise investindo em pilares como moda, gastronomia,
entretenimento e cultura", comenta o o superintendente Marco Aurélio
Jardim Neto. Desde que foi inaugurado, o Park já gerou 3,5 mil empregos diretos
e indiretos.
A Multiplan, administradora do shopping, também aposta na
tendência de aumento de compras pela internet. De olho na fidelidade do
consumidor que passa pelo local, está sendo desenvolvido um app com
funcionalidades facilitadoras para compra e entrega de produtos de diversas
lojas e ingressos de bilheterias em parcerias com empresas de delivery center.
O número de atrações culturais deverá aumentar ainda mais nos
próximos meses, incluindo a abertura de uma galeria de arte, a ParkGallery.
Também está previsto novo mix de lojas com marcas inéditas.
Passo Fundo Shopping comemora oito meses de ocupação
Estimativa é de que, neste ano, circularam pelo shopping
cerca de 360 mil pessoas por mês. Com apenas oito meses de funcionamento, o
Passo Fundo Shopping tem muitos motivos para comemorar. Inaugurado em um
período de turbulência econômica, o centro arrancou com 70% das lojas locadas.
"Fomos corajosos em fazer isso no olho do furacão", avalia o gerente geral,
José Maila. Hoje 82% do espaço está ocupado com pequenas lojas e várias
âncoras. Entre elas as Pernambucanas, que retornou ao Rio Grande do Sul, após
um período de afastamento do Estado.
A estimativa é de que, neste ano, circularam por lá cerca de
360 mil pessoas a cada mês. "E a expectativa é chegarmos ao final do ano
com 400 mil", revela Maila, cujo currículo registra 14 anos no setor.
Maila entende a importância de alinhar o centro de compras na tendência do
País, deixando de ser apenas um espaço de consumo de produtos, mas de
entretenimento. Como Passo Fundo é uma cidade polo, tendo quase 130 municípios
no entorno, a ideia foi, não só colocar atrativos para todas as idades, como
para todos esses moradores da região. Entre as estratégias está uma tirolesa que
vai do prédio até a área de um lago, que se tornou um espaço de convivência.
Maila não descuida das crescentes vendas pela web. "O
que o cliente não encontra no virtual, tem que encontrar na loja. Ele vai até
lá para 'degustar' o produto, podendo levar ou não, isso vai depender do bom e
velho atendimento."
Praia
de Belas Shopping prepara plataforma de compras on-line
Borba destaca a renovação do mix de lojas e lançamento de
produtos diferenciados. Renovação no mix de lojas, atrações culturais e eventos
estiveram entre as ações desenvolvidas pelo Shopping Praia de Belas para
driblar a crise. Embora tenha superado e até aumentado seus índices, o grupo
não pretende parar de investir. Já está em estudo um sistema de e-commerce com
o objetivo de crescimento nas vendas.
"No ano passado, inauguramos importantes âncoras como
Alô Bebê, Decathlon, Madero e Cobasi, e a primeira loja física da Ashua no
Brasil. Neste ano trouxemos a pop-up store da Farm, a Swarovski e o restaurante
Kaichili", cita o gerente-geral, Marcelo Borba. Ele também destaca eventos
na área de entretenimentos infantil e para pets. O Grupo Iguatemi tem projetos
que já estão em implantação em algumas unidades e que virão para o Praia de
Belas Shopping, como o i365, uma plataforma de compras on-line, a parceria com
a iFood (operação de entrega de alimentos) e o Iguatemi One, o programa de
relacionamento e de facilidades com o cliente.
"No primeiro trimestre, fomos o shopping que mais
cresceu no Grupo Iguatemi, em vendas e fluxo, e aumentamos consistentemente o
número de mensalistas do estacionamento, atingindo um recorde dentro da
empresa", comemora o gerente. "Nossa meta é chegar ao final do ano
com um crescimento bem relevante de fluxo e vendas, com números que giram na
cada de 15%", acrescenta.
Relacionamento
com o cliente está na estratégia de crescimento do Shopping João Pessoa
Expectativa é fechar o ano com crescimento total de 6% no faturamento.
O Shopping João Pessoa passou por uma grande revitalização entre 2015 e 2017.
Para atravessar a crise, melhorou as instalações, tornando o local mais moderno
e confortável, com supermercado e cinemas, entre outras inovações. Com o mote
"Um novo shopping para você descobrir", também investiu em eventos,
como o "Bailando no shopping", em que o cliente aprecia uma
apresentação de dança e, depois, tem uma aula disponível. Também foram criados
espaços para exposições de artes e fotografias, oficinas de tricô, concertos
musicais e feiras de antiguidades.
"No primeiro semestre de 2019 constatamos um crescimento
de público no cinema de 42% e no estacionamento de 25%. A expectativa é
fecharmos o ano com um crescimento total de 6% no faturamento", comenta a
gerente-geral, Cristiane Carpes Bernardo.
O shopping também está atento ao crescimento das compras pela
internet, e se prepara para a tendência cada vez maior de comércio O2O.
"Nossos investimentos em mídia estão 80% concentrados no digital e em
campanhas on-line, com o objetivo de engajar o consumidor para que ele venha e
tenha uma experiência física de compra. Acreditamos que on/off devam caminhar
juntos, como boas ferramentas para melhorar a experiência de compra",
avalia. Pelo shopping João Pessoa circulam, a cada mês, um público estimado em
200 mil pessoas.
Cultura
e tecnologia atraem consumidores do Canoas Shopping
Haidée ressalta investimentos para atrair consumidor na
presença física ou em facilidades tecnológicas. Enquanto grandes redes
contingenciaram investimentos no período de retração da economia, o Canoas
Shopping optou por ampliar o seu mix de produtos, serviços, gastronomia e lazer
para o seu público.
O centro investiu nas principais datas com promoções
"compre e ganhe", com sorteios de carros, cruzeiros, viagens
internacionais e destinos cobiçados, como Fernando de Noronha, além de shows,
palestras e festivais de cervejas.
O shopping também está sempre pesquisando, entre as novas
tecnologias, quais as que melhor se adequam ao perfil do público. "A
distinção entre o mundo online e o offline se torna cada vez menos relevante na
vida do consumidor. Neste contexto, investimos para atrai-lo, seja na presença
física ou em facilidades tecnológicas", diz a superintendente, Haidée
Höfs, ao ressaltar o olhar atento dos lojistas para ferramentas que facilite as
escolhas do cliente.
"O conjunto de ações trouxe um grande público e
proporcionou mais visibilidade para o Canoas Shopping que, não por acaso, foi o
vencedor da última edição do Prêmio Marcas e Líderes da Câmara de Indústria,
Comércio e Serviços de Canoas", comemora.
Para o segundo semestre, Haidée aposta no crescimento das
vendas em comparação com o mesmo período do ano passado, embora, pondere a
superintendente, elas dependam de resultados macroeconômicos de estabilidade.
App e
gastronomia são novas apostas do BarraShoppingSul
Inauguração do BarraCadabra, dedicado ao lazer infantil, foi
o grande marco do shopping em 2019. O BarraCadabra foi o grande marco de 2019
no BarraShoppingSul. Desde março, a área de lazer ao ar livre aumentou a
circulação das famílias que levaram suas crianças para conhecer os 39
brinquedos espalhados por 2,5 mil metros quadrados. O espaço recebeu R$ 15
milhões em investimentos para se tornar mais atrativo para crianças e,
consequentemente, aumentar o fluxo de clientes.
O shopping também investe no ambiente virtual para fidelizar
o cliente. Um aplicativo traz todas as informações sobre horários de cinema e
mapa de lojas e de opões gastronômicas. Sua principal funcionalidade é a
possibilidade de pagar o estacionamento. Pelo app, o cliente também fica
sabendo de todas as novidades, através de notificações.
Outra estratégia foi o Barra em Movimento, que traz
personalidades para um bate-papo com o público, e o Moda em Movimento, vitrines
itinerantes com curadoria de profissionais do mercado.
A expectativa é de que a circulação aumente no segundo
semestre com a abertura do BaixoBarra. "Foram investidos R$ 25 milhões
para o que deverá tornar-se 'um polo de experiências gastronômicas exclusivas e
de alta qualidade', adianta o superintendente, Eduardo Vitagliano.
O espaço receberá a parilla Pobre Juan, a sanduicheria Mondo
Pane (sanduicheria), o Um Bar e Cozinha, o japonês Daimu e a Tartuferia San
Paolo, entre outros.
Inovação
como foco estratégico do Shopping Iguatemi
Shopping lançou app que foca facilidades, como informações
sobre eventos e vagas de estacionamento. A busca constante por inovação faz
parte do direcionamento estratégico do Shopping Iguatemi. No período de
instabilidade econômica, não foi diferente. Pelo contrário. "Os esforços
devem ser ainda maiores", comenta a gerente-geral, Nailê Santos.
Em 2018, o Iguatemi inaugurou 29 lojas e, em 2019, ganhou
outras 26. Por conta disso, registrou no primeiro semestre um aumento de vendas
de 5,5% e projeta, para o segundo semestre, alta de 3,6% em relação ao mesmo
período do ano anterior.
O Iguatemi lançou neste ano um aplicativo que foca em
facilidades, como informações sobre eventos, vagas de estacionamento, mapa de
lojas, promoções e programação de cinema, entre outros.
O shopping também conta com lojas que estão engajadas nessa
inovação, como a Centauro, atua em um modelo de hub, conectando a comunidade
esportiva, a Body Tech, que monitora o rendimento dos alunos, e a Amaro, onde o
cliente experimenta a roupa, compra em um tablet e ela é entregue na
residência.
"Nos adequamos aos desafios, investindo no complexo
multiuso, na renovação do mix e em tecnologia. O aplicativo é um exemplo disso,
bem como as operações que utilizam recursos digitais para valorizar o seu
negócio", diz. "O shopping possui uma estratégia digital consolidada
e valoriza a importância das relações online e offline", acrescenta.
Fonte:
Jornal do Comércio do RS
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