O atendimento ao cliente é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas.
Enquanto a
empresa for de pequeno porte e principalmente quando está iniciando, muito
cuidado para não cair na tentação de escolher colaboradores por sua baixa
pretensão salarial. A melhor ferramenta para aumentar as suas vendas são
vendedores bem preparados. A venda começa bem antes da venda, na seleção das
pessoas que irão trabalhar com você. O fator isolado mais importante para o sucesso
dos negócios é a seleção das pessoas. Colocar as pessoas certas nos lugares
certos. Como a pequena empresa tem poucos colaboradores à dependência do bom
desempenho de cada um para o resultado é fundamental. Exemplificando, se você
tem cem colaboradores, teoricamente para alcançar cem por cento do resultado
precisa que cada um colabore com 1%, já se tiver apenas dois funcionários seu
sucesso dependerá em 50% de cada um.
Segundo a
Lei de Pareto, conhecida também como a Lei 80/20, oitenta por cento das vendas
no mundo dos negócios são realizadas por vinte por cento dos vendedores e o
restante dos 20% das vendas são fruto do trabalho de 80% por cento dos
vendedores. Pesquisas realizadas no varejo americano revelam que
vendedores bem preparados e que gostem do que fazem vendem até sete vezes mais
do que o vendedor comum, o que confirma a sabedoria popular de que "o barato
sai caro".
A sua equipe
é ou esta vendedora?
O
porquê desta pergunta é muito simples. O coração da empresa são as
vendas. Nada acontece na empresa enquanto não tiver um pedido de cliente. A
venda é a engrenagem que move todas as demais. Ela é o ponto de partida que põe
toda a empresa em movimento. A função de atendimento tem sido a porta de
entrada no mercado de trabalho para muitos jovens. Os mesmos compensam a falta
de experiência, com um dos principais ingredientes das relações humanas que é o
otimismo diante da vida que se expressa pela simpatia e pelo sorriso.
Num mundo
globalizado em que as mercadorias e preços são cada vez mais semelhantes o bom
atendimento faz toda a diferença. Por isso a função de atendente deixou a muito
tempo de ser o ritual de iniciação na vida corporativa requerendo cada vez mais
profissionalização.
Você, dono
de um negócio próprio, está preparado para selecionar colaboradores para área
chave do atendimento? Empresa que não retém clientes tem vida curta, o sucesso
de qualquer negócio depende da habilidade de atrair, conquistar e manter
clientes. Se não sabe selecionar as pessoas certas, busque ajuda com quem sabe,
pois sem isso o seu sonho de sucesso nos negócios poderá virar um pesadelo.
E, você
candidato a uma vaga na área de atendimento, está preparado para trabalhar
nesta nobre função? Hoje não basta conhecer os produtos e serviços. Primeiro
você precisa vender a credibilidade sua e a de sua empresa. Em seguida mais do
que as características dos produtos você precisa vender sonhos. Precisa focar
as necessidades dos seus clientes. É preciso dar permanente resposta à pergunta
que não quer calar dentro de cada cliente: "O que eu ganho com isso? ".
Venda os
benefícios e não as características dos seus produtos e serviços. Seja doutor
em seus produtos, saiba principalmente o que ele faz por seus clientes.
O contato de
atendimento deve ser cada vez mais personalizado. Antes de vender é preciso
"entender para atender", o que se faz perguntando e sabendo ouvir. Muitas
vendas e clientes são perdidas porque os vendedores não sabem ouvir, ignoram a
lógica da anatomia humana de que temos dois ouvidos e apenas uma boca, o que
sugere que devemos ouvir duas vezes mais do que falamos.
A excelência
do atendimento não tem nada a ver com vendedores que grudam nos clientes,
tirando-lhes a liberdade. A comunicação torna-se mais eficiente e eficaz quando
utilizamos os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e gustação). É
preciso levar os clientes a querer explorar os produtos e suas funcionalidades.
Nada convence tão rápido o cliente das vantagens e benefícios de uma proposta
como a sua experimentação.
Vivemos a
era dos clientes informados e exigentes, que buscam mais do que satisfazer
suas necessidades e desejos, querem experiências, emoções, anseiam pelo
reconhecimento de sua importância, querem ser tratados como únicos. E merecem,
porque embora nem sempre tendo razão, são a razão de ser de qualquer negócio.
Por Soeli de Oliveira